spot_img
spot_img

Especialista tira dúvidas sobre como deve ser a higiene bucal das crianças

spot_img
Compartilhe:

Por Elainy Castro 

Já faz parte da rotina: acordar cedo para ir para a escola, tomar banho, vestir o uniforme, tomar café e escovar os dentes. Isso tudo sob a supervisão de um adulto que monitora, entre outros fatores, como está sendo feita a higiene bucal da criança. Essa ação, costumeira até, é um dos principais pontos levantados pela dentista do Grupo Hapvida InterOdonto, Riana Bringel (foto). Ela orienta que pais e responsáveis estejam próximos aos pequeninos no cuidado com os dentes.

“A escovação, quando a criança ainda é pequena, deve ser realizada com a ajuda dos pais, já que nessa fase ela ainda não tem a destreza motora para realizar adequadamente aquela função”, explica.

Riana acrescenta ainda que os cuidados devem ser iniciados desde cedo, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos. “A mãe, após a amamentação ou a tomada do leite, deve utilizar uma gaze umedecida para higienizar a gengiva do bebê”, explica.A partir da erupção do primeiro dente, já é hora de levá-lo ao dentista.

“A escovação deve ser um hábito, sempre ensinando à criança a importância da higiene bucal, para que a criança não tenha risco com a evolução de cáries, por exemplo.”, afirma.

Ainda segundo a especialista, as visitas ao dentista devem ser feitas a cada seis meses para que se tenha um acompanhamento adequado e a criança já vá se acostumando com a estrutura e o ambiente do consultório.

Outro cuidado que se deve ter é evitar que a criança consuma doces de forma excessiva. “O que acontece com a ingestão de alimentos com alto teor de açúcar, é que estes servem de alimento para as bactérias que já estão dentro da boca, transformando-se em ácidos que afetam o esmalte do dente. Então, a dica para evitar problemas é manter a atenção na escovação feita de maneira correta, cuidados com a alimentação e visita regular ao dentista”, conclui.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Dor invisível, gente real: saúde mental e doenças crônicas

Nas ruas, nas casas e nos corredores das unidades de saúde, muitas pessoas convivem com dores que não aparecem em exames, mas que pesam...

Não é preguiça, nem drama: pode ser anemia

Reportagem/Juliana Castelo Cansaço, desânimo e uma dificuldade sem fim para realizar as atividades do dia a dia? Não é preguiça e nem drama: pode ser...

O que você quer ser quando crescer?

Quase metade dos estudantes enfrenta dificuldades na hora de escolher o curso superior Reportagem/Jherry Dell'Marh  O que você quer ser quando crescer? Escolher o curso superior...