Há cerca de 130 km da cidade de Teresina, várias famílias tiveram suas rotinas alteradas em razão da Escolinha da Esperança. O nome dado carinhosamente por Érica Leal, 12, reforça os anseios por mudar a realidade da comunidade Bonsucesso, zona rural de Coelho Neto-MA. Em apoio a este projeto, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina e a Faculdade UNINASSAU São Luís se uniram em colaboração para auxiliar as famílias com doações de cestas básicas, livros, material escolar e papelaria em geral no último sábado, 3 de julho.
A reitora do Centro Universitário em Teresina, Roselane Pierot, celebrou a oportunidade de acompanhar a trajetória de Érica Leal, no cenário em que a criança desenvolve os trabalhos com os colegas, e reafirma o apoio da Instituição às famílias. “É gratificante estar participando dessa ação e conhecer a família da Érica e outras 22 famílias da comunidade. Estou muito emocionada com a história dessa criança e queremos reforçar a celebração dessa parceria da UNINASSAU com a ‘professora’ Érica. Contem conosco para contribuir com a melhoria do espaço, da realidade dessa comunidade e com todo o projeto. Agradeço também o apoio e recepção do Rotary de Coelho Neto”, comentou Roselane.
Segundo o diretor da UNINASSAU São Luís, Caio Vieira, ações como a realizada na comunidade apoiam e valorizam a educação, reforçando a prática do que é proposto diariamente nas instituições. “Quem está dando luz a essa comunidade, buscando a educação como uma mola propulsora de desenvolvimento, é uma criança que, mesmo não tendo formação, compartilha o que tem com a sua comunidade. Isso é o mais bonito e nos engrandece ajudando. Além disso, essa é uma oportunidade de fazermos na prática o que propomos diariamente, levando nossos alunos e professores para o mundo real, com atendimento às famílias que precisam do nosso trabalho”, pontuou Caio.
Com bastante dedicação, Érica Leal leciona para um grupo de 15 crianças na Escolinha da Esperança. No início, todos utilizavam materiais retirados de lixão, realidade que mudou após doações recebidas. Para Érica, é um privilégio receber uma faculdade em casa, junto com os amigos e família. “Desde que comecei a escolinha, muitas coisas mudaram. Hoje, tive o privilégio de receber os professores de Teresina que vieram pra ajudar a gente a melhorar nossa qualidade de vida. Estou feliz e também orgulhosa de mim mesma. Estou feliz pelos meus coleguinhas, porque veio todo mundo conhecer a gente”, agradeceu Érica.
O Rotary Club de Coelho Neto-MA guiou a comitiva até a chegada ao local onde moram as famílias assistidas. A presidente da entidade, Miriam Magalhães, explica que o Rotary acompanha e faz o intermédio em todas as áreas para a assistência da comunidade. “A visita de todos os amigos que vieram nos deixou muito felizes e esperançosos. Temos a perspectiva que essa visita traga coisas boas para o bairro, melhore a situação e dê dignidade à vi
Na comitiva, estavam presentes a reitora do Centro Universitário, Roselane Pierot