O Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon, recebeu duas unidades de capacetes Elmo, que fabricado no estado cearense, tem o propósito de salvar vidas ajudando nos casos leves a moderados de Covid-19 tratados naquela unidade de saúde. O dispositivo é capaz de reduzir em até 60% a necessidade de internação em UTI. Para o uso do equipamento, os profissionais de saúde receberam um treinamento ministrado pelo fisioterapeuta Fabio Mesquita Camelo, o anúncio da aquisição dos equipamentos foi feito pela diretora do Hospital Ana Patrícia Bringel.
Os capacetes Elmo são aliados importantes no tratamento do coronavírus e ajudam na respiração e evitam que o paciente tenha a necessidade de usar outros meios mais invasivos para oxigenação do organismo. “Criados no Ceará, estes aparelhos já salvaram muitas vidas, pois evitam em 60% a chance do paciente de ter complicações mais graves, necessitando ir para a UTI”, disse o deputado Rafael Leitoa.
Os equipamentos foram adquiridos pelo governo do Maranhão, junto ao Governo Cearense, por interveniência do deputado estadual Rafael Leitoa