spot_img
spot_img

“Isolamento vertical é uma tolice sem fundamento”, diz infectologista em live com prefeito Firmino

spot_img
Compartilhe:

O infectologista Carlos Henrique Nery Costa avalia que o isolamento vertical não seria uma alternativa eficaz no combate ao novo coronavírus. Segundo ele, durante participação em uma live com o prefeito Firmino Filho, neste sábado, a medida não tem fundamento. “É uma tolice que se fala pelo argumento econômico e não pela preservação da vida”, disparou.

O isolamento vertical funciona com a retirada e isolamento apenas das pessoas que fazem parte do chamado “grupo de risco” para a covid 19. No caso, a idéia seria isolar idosos, gestantes, pacientes com comorbidades como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. “Isso não funcionaria porque essas pessoas depois teriam contato com outras pessoas que não integram o grupo de risco, mas que podem contrair a doença”, observou.

Carlos Henrique Nery Costa defendeu ainda as medidas restritivas, como o fechamento de estabelecimentos, que vêm sendo adotadas tanto pela Prefeitura de Teresina, quanto pelo Governo do Estado. Isso porque as estimativas apontam que, hoje, apenas 20% dos infectados apresentem os sintomas. “Apesar de serem assintomáticos, eles continuam transmissores da doença, sem saber que estão doentes. Isso representa o principal obstáculo de controle da doença”, pontua.

Ainda segundo ele, o isolamento social é capaz de reduzir o tamanho do expoente de contaminação. Hoje, uma pessoa chega a transmitir a doença para, no mínimo duas pessoas. “O esforço de fazer a contenção das pessoas é para reduzir o expoente. Todo esforço, por menor que seja, é altamente eficiente”, pontua, destacando ainda que as fake news também são grandes empecilhos para o combate a doença.

O infectologista destacou ainda que, adotando as medidas de isolamento social, como fez a China, é possível controlar. “As instituições lá são fortes e lá se tem um hábito cultural de seguir regras. Lá não tem essa história de dar um jeitinho. Eles sabem que, cumprindo as regras, estão protegendo eles e os outros. Por isso que, quando eles reagiram, apesar de terem reagido tardiamente, eles conseguiram controlar a epidemia”, salienta, ressaltando que o erro de países como os Estados Unidos e Itália foi “baixar a guarda”. “Eles desdenharam do poder do vírus”, completou.

Questionado pelo prefeito Firmino Filho sobre um período ideal de isolamento, o infectologista explicou que não era possível prever, mas que a medida deveria ser mantida, pelo menos, por três meses. “Então, essas medidas que a Prefeitura e o Governo têm adotado, é uma atitude humana e baseada na ciência”, diz.

O prefeito Firmino Filho tem realizado diversas participações com especialistas em suas redes sociais para debater os efeitos do novo coronavírus na capital. Além de Carlos Henrique Nery Costa, nomes como o do médico Marcelo Martins, cardiologista e diretor de práticas médicas do Hospital São Marcos, Paulo Márcio, professor de cardiologia da UFPI e presidente da Associação Piauiense de Medicina, Flávio Melo, endocrinologista e ex-presidente da sociedade Piauiense de Terapia Intensiva e diretor administrativo do Hospital HTI, José Noronha Júnior, infectologista e diretor do Instituto Natan Portela, José Cerqueira Dantas, médico neuroradiologista.  “A gente está consultando quem entende para entender essa doença e como ela age, para que a gente possa adotar as medidas cabíveis para conter o avanço dela na nossa cidade”, reforçou o prefeito.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Orleans Brandão consolida-se como uma das principais lideranças políticas do Maranhão e fortalece o municipalismo no Estado

O secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão, vem desempenhando um trabalho de grande relevância no fortalecimento das relações entre o Governo do...

Prefeitura de Timon realiza “I Novembro Negro” com programação em defesa da igualdade racial

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH) e da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (COPIR), realiza ao...

Segurança em Timon segue avançando com reforço tecnológico, integração e valorização das forças municipais

A segurança pública em Timon vem ganhando novos contornos com o reforço tecnológico, a integração entre forças e a valorização dos profissionais que atuam...