spot_img
spot_img

Janela partidária, aberta a partir de hoje, definirá cenário de candidatos para 2022

spot_img
Compartilhe:

No Maranhão, por exemplo, Socorro Waquim e Deputado Rafael deverão deixar seus partidos para se abrigarem em partidos que formarão com Carlos Brandão.

A partir de hoje, 03 de março e até o dia primeiro de abril, de acordo com a calendário eleitoral para as eleições 2022, a janela de migração partidária estará aberta, que é quando deputados e deputadas federais, estaduais e distritais podem mudar de partido sem sofrer penalidades.

Esse período e diante da nova regra para as eleições deste ano que é a federação partidária, também definirá o cenário politico de campanha e formação das federações entre os partidos que disputarão o pleito deste ano a serem também definidos de 20 de julho e 5 de agosto, quando será permitido promover as convenções partidárias que definem os candidatos e candidatas de cada legenda, além de deliberar sobre as suas respectivas coligações partidárias.

A partir de então, ou seja, de hoje, começa  a se definir as forças para as eleições. Deste cenário, devem sair inúmeras mudanças por todo o Brasil e no Maranhão que podem mudar o quadro em nível estadual e nacional.

Socorro deverá acompanhar o vice-governador em sua decisão partidária

No Maranhão, mas especificamente em Timon, onde existem nomes nas disputas algumas mudanças está previstas para ocorrerem agora na janela partidária e citamos por exemplo as que ocorrerão com os principais nomes da disputa para os cargos de deputado estadual, que definem em tese e na prática, e dependendo do resultado da disputa, o cenário para o a disputa municipal de 2024.

É o caso por exemplo, e primeiro a citar, dos deputados estaduais: Socorro Waquim e Deputado Rafael, que definidos como apoiadores da  base do governo atual Flávio Dino e do próximo governo de Carlos Brandão, candidato a reeleição, deverão deixar seus partidos pelos quais foram eleitos. Socorro Waquim, que aguardou por uma posição de apoio de seu partido o MDB em apoio a Brandão, deverá se definir por um partido da base, provavelmente o mesmo partido do governador o PSB e mesmo caminho deve ser encarado pelo Deputado Rafael, que é do PDT.

Deputado Rafael deixa o PDT, mas ainda não definiu qual partido deve se filiar agora na janela partidária

Duas outras definições partidárias e não menos importante no cenário dizem respeito aos pré-candidatos Leandro Bello e Schnneyder, que são filiados ao Pros e Republicanos, respectivamente, que estão na base do governo e apoiando Carlos Brandão.

Leandro Bello deverá permanecer no Pros para a disputa, pois o partido deverá permanecer na base e sem alterações de novo cenário. Quanto ao pré-candidato Schnneyder, a deputado estadual, por ser militar, e ter prazo mais estendido que os demais candidatos para filiação partidária – até as convenções -, ele tem dito em suas abordagens politicas que não pretende fazer parte de “chapão” para não servir de bucha para candidatos com mandatos eletivos, mas em contrapartida a esse posicionamento, existe uma posição do vice-governador Carlos Brandão que assume a formação deste blocão para que possa eleger um maior número de deputados e formar uma base sólida num hipotético governo.

Schnneyder diz que não ser candidato “bucha” e Leandro Bello está definido a permanecer no Pros

Com prazos definidos e ao se iniciar hoje o da janela partidária, os partidos estão dentro dessas articulações para participar com as melhores federações e com os melhores nomes a se lançarem no pleito, no mais agora, daqui a até o prazo para a campanha na rua, o que prevalecerá são  as conversas de bastidores.

Até lá!

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Maranhão gera mais de 30 mil novos postos de trabalho em 2025

Aumento de empregos com carteira assinada reforça importância dos exames admissionais Reportagem/Juliana Castelo O Brasil ultrapassou a marca de 1,5 milhão de novos empregos com carteira...

Integração entre GMC e PM reforça segurança com o início da Operação “Impacto Total”

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SEMSPC), deu início nesta quarta-feira (19) à Operação Impacto Total,...

Câmara de Timon aprova projeto que proíbe cobrança de taxas a personal trainers para acompanhar alunos em academias

A Câmara Municipal de Timon aprovou, nesta quarta-feira (19), em primeira votação, o Projeto de Lei nº 137/2025, que garante o acesso de profissionais...