spot_img
spot_img

Maranhão reduz em 39% o número de roubos de veículos no primeiro trimestre de 2025

spot_img
Compartilhe:
O número de roubos de veículos caiu 39% no Maranhão no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 780 ocorrências entre janeiro e março deste ano, contra 1.277 no primeiro trimestre de 2024. Em março, a redução foi de 44%.
Na Grande Ilha, que reúne os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, a redução foi de 27% no trimestre. O total de registros passou de 324 para 237. Em março, a queda chegou a 20% na Ilha. Em São Luís, capital do estado, a retração foi de 16%, com 200 casos em 2025, frente a 237 no mesmo período do ano passado.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão atribui os resultados a um conjunto de medidas voltadas à prevenção e repressão ao crime patrimonial. Entre as ações adotadas estão o reforço do policiamento ostensivo em áreas estratégicas, com a intensificação de abordagens, barreiras policiais e das investigação para o cumprimento de mandados judiciais contra suspeitos da prática do crime.
“O trabalho das forças policiais tem sido contínuo, com base em inteligência, tecnologia, policiamento preventivo e ações repressivas em áreas com maior incidência. Esses resultados refletem esse esforço e seguem uma determinação do governador Carlos Brandão, de fortalecer a segurança pública com estratégias integradas e efetivas”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
O uso de ferramentas de inteligência artificial utilizadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), órgão da SSP, tem auxiliado na identificação de suspeitos e na recuperação de veículos. Câmeras instaladas em pontos estratégicos, análise de dados criminais e o mapeamento de rotas de fuga integram a atuação das equipes especializadas.
Entre as 400 câmeras que compõem o parque de videomonitoramento, há câmeras do tipo OCR, especializadas em leitura de placa de veículos. Dessa forma, quando um veículo roubado entra no sistema e as câmeras captam a placa dele, um aviso é emitido imediatamente para a central, que aciona a viatura mais próxima para realizar a abordagem e apreensão.
Outra medida que tem contribuído são as operações integradas, coordenadas pela Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV). Um exemplo dessas operações foi a realizada no mês passado, que visou o combate à adulteração e supressão de sinais identificadores de motocicletas. Naquela ocasião, 25 veículos irregulares foram apreendidos.
As ações continuarão sendo executadas ao longo do ano, com base no acompanhamento dos dados estatísticos e na reavaliação constante das estratégias de enfrentamento aos crimes patrimoniais em todo o estado.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Reconstruir o corpo e a alma: o desafio do câncer de mama no Maranhão

O Maranhão registrou mais de 1.060 novos casos em 2024 Reportagem/Jherry Dell'Marh Quando o médico disse para Maria das Dores que ela precisaria retirar os...

Outubro Rosa: aprenda como fazer o autoexame em três passos

Prática deve ser realizada uma vez ao mês é é fundamental para detectar lesões precoces do câncer de mama Reportagem/Juliana Castelo As campanhas dos meses coloridos,...

Guerra e paz dentro de casa

Aprenda a separar (ou não) as brigas entre irmãos no dia a dia Reportagem/Juliana Castelo Disputas entre irmãos são uma parte comum da vida em família....