Faleceu hoje (06) pela manhã o médico ginecologista e mastologista Benedito Borges da Silva, aos 72 anos, após complicações ocasionadas pela covid-19. Ele estava em tratamento há mais de 60, após contrair o coronavírus.
O médico deixa uma grande legado de realizações como profissional no atendimento médico e na direção do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, um dos maiores hospitais de atendimento médico de urgência da região do meio norte do país. Doutor Benedito Borges, junto com a ex-prefeita Timon Socorro Waquim, foram os protagonista na instalação de Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (CAISM), em 2006, especializado em consultas e exames preventivos e de tratamento ao Câncer. Até essa época as mulheres timonenses enfrentavam as salas de atendimento da Capital de Teresina ou outros centros.
A deputada Socorro Waquim, através do blogdoribinha fez questão do registro da passagem do Doutor Benedito Borges, que além de um abnegado era um profissional apaixonado pela medicina e tratamento do câncer nas mulheres. A ex-prefeita lembrou de quando idealizou a construção do Caism o primeiro nome que lembrou para dirigir o Centro foi o do médico, mas receava que ele não pudesse atender ao seu convite diante de estar em Teresina envolvido com grande demanda na área em Teresina, mas para sua surpresa ele veio para Timon tratar da saúde da mulheres de nossa cidade e deu uma grande contribuição no atendimento e no funcionamento do Centro.
Socorro Waquim enalteceu o trabalho do Doutor Benedito Borges e sua dedicação em Timon, assim como em todos os postos que assumiu. Amigo dedicado e sempre presente, a deputada disse estar consternada com sua morte, mas por outro lado, lembrou legado que ele nos deixou e com certeza do seguimento de seu trabalho em prol das mulheres e de todos os seus pacientes que ele cuidou e salvou, disse a deputado Socorro Waquim.
Histórico profissional
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1976), Benedito Borges da Silva era doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Ele também atuou como professor titular da UFPI e de outras instituições.
Ao longo de mais de 40 anos de atuação profissional, era reconhecido como um dos mais respeitados especialistas de sua área.