spot_img
spot_img

Número de positivados para a Covid-19 cresce na capital e já são 94.182 casos

spot_img
Compartilhe:

O número de pessoas positivadas para a Covid-19 na capital continua crescendo e já chega a 94.182 casos. É que o revela a oitava etapa da pesquisa de investigação sorológica realizada entre os dias 05 e 07 de junho em Teresina. Desse total, 41.388 estão com o vírus ativo e podem transmitir a doença. Estes dados foram informados nesta terça-feira (09) pelo prefeito Firmino Filho, em videoconferência com a imprensa.

A sondagem aponta também que 40.388 pessoas estão na fase intermediária do vírus, ou seja, estão imunizadas ou desenvolvendo a imunidade, e outras 12.454 estão imunes à doença. A pesquisa revela ainda que a quantidade de positivados é 41 vezes maior que os 2.304 casos confirmados oficialmente pelo Centro de Operações de Emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) no domingo anterior à pesquisa.

“O grau de subnotificação é 41 vezes o número de casos oficiais confirmados. Desde a primeira etapa da sondagem, até agora, houve um crescimento gigantesco e ainda estamos no processo de crescimento da doença em Teresina, prova disso é que temos 41.388 pessoas com o vírus ativo e em fase de transmissão da doença. Tem uma pequena tendência de achatamento, mas nada confirmado, e é temerário fazer qualquer tipo de flexibilização”, explicou o prefeito.

Quanto a taxa de reprodução, denominada de R0 (R-zero), Firmino informou que foi feita uma releitura baseada nos dados do IgM positivo. “A sondagem mostra que passamos de 2,5, para 1,66 e agora estamos com 1,09. Esse grau de transmissibilidade tem diminuído, mas não chegamos na taxa ideal, que é menor do que 1. Portanto, a doença continua se propagando na cidade e não chegamos a uma taxa segura de estabilidade”, ressaltou.

Sobre a amostra da distribuição do vírus por toda a cidade, a pesquisa, que é realizada em parceria com o Instituto Opinar, demonstrou que a zona Norte continua liderando com o número de casos e representa 35% dos positivados. A zona Sul aparece em seguida, com 30%. A zona Sudeste tem apresentado uma tendência de queda no número de casos e, nesta etapa da pesquisa, representa 17% das pessoas positivas para a Covid-19. A zona Leste permanece com o mesmo percentual da sétima etapa, 17%.

No que diz respeito à faixa etária, as pessoas com idade entre 25 a 34 anos continuam liderando entre os positivados e representam 22%. Os jovens entre 15 e 24 anos estão logo em seguida, com 18%. Nas pessoas com idade entre 35 a 44 anos o índice de positivados está em 17%.  Logo abaixo, com 14%, estão as crianças e adolescentes nas faixas de 0 a 14 anos e os adultos com 45 a 54 anos. Já nas idades entre 55 a 69 a taxa está em 12%, a mesma apresentada na sétima etapa da sondagem, assim como entre maiores de 70 anos, que permanecem figurando entre os 3% dos casos atestados positivos.

“Nosso sentimento é de que a percepção da ameaça da doença ficou mais concreta por parte da população, no entanto, ainda não chegamos no momento de reversão da doença. Daí o nosso apelo para que as pessoas continuem com os cuidados necessários para se protegerem e evitarem a contaminação. Os números mostram que a quantidade de infectados continua crescendo. É em cima destes dados que estamos nos baseando para a tomada das nossas decisões, pois não trabalhamos com achismos e sim com dados técnicos”, enfatizou o prefeito.

Confira AQUI os dados da pesquisa.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Muito além de uma conexão para os Lençóis: SLZ respira arte e cultura

  Com o crescimento da cena artística e a valorização de seu patrimônio, a capital maranhense ganha destaque e promete virada como destino turístico Por um...

15ª Conferência Municipal de Saúde de Timon debate fortalecimento do SUS

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (11) a 15ª Conferência...

Passaporte para um futuro sem fronteiras

Modelo de escola bilíngue cresce no Brasil e no MA; benefícios vão muito além da fluência em inglês Reportagem/Jherry Dell'Marh Seja bem-vindo! Ou melhor, “welcome”! Afinal,...