spot_img
spot_img

Pó de Café, pasta de dente e manteiga? Nada disso funciona! Saiba o que fazer em caso de queimaduras

spot_img
Compartilhe:
Po Juliana Castelo
Festa de São João boa tem que ser divertida, sem dar chance ao perigo. O período é sinônimo das típicas fogueiras, bombinhas e até fogos de artifício pelos arraiais e, de acordo com o Ministério da Saúde, também é nessa época que os casos de queimaduras aumentam.  O alerta tem motivo: cerca de um milhão de pessoas sofrem queimaduras todo ano e, em média, 3 mil mortes são provocadas por esse motivo. Então, que tal aprender como cuidar do problema do jeito certo?
As queimaduras são classificadas em graus e a forma correta de tratar depende desse nível. “Consideramos de primeiro grau quando apresenta vermelhidão, sem bolhas e inchaço. Já a de segundo grau acontece quando a dor é um pouco maior e as bolhas aparecem, enquanto a de terceiro grau atinge camadas mais profundas da pele, como músculos, ossos, podendo levar à morte da pele, que chamamos de necrose”, explica a especialista em Saúde da Família e professora da IDOMED Fameac, Ada Marinho.
Líquidos, gorduras e vapor também estão entre os materiais que podem causar queimaduras nas festas juninas e a primeira dica da especialista é sobre o que colocar na região machucada. “É importante resfriar o local com água fria, mas não utilize gelo. Coloque um pano úmido com a água e remova também todos os adornos que estiverem em cima da queimadura, como anéis, pulseiras, cintos e sapatos, por exemplo”, afirma Ada.
E quando o susto vem com produtos ácidos ou químicos? Aquela lavagem fria é a melhor opção, ao mesmo tempo em que uma equipe de primeiros socorros deve ser chamada. E se você já ouviu por aí que colocar pasta de dente, manteiga, clara de ovo, pó de café ou até óleo de cozinha para aliviar a queimadura, risque todos esses itens da lista de emergência porque não funcionam! “As medidas necessárias devem ser feitas pela equipe médica, com um tratamento adequado para o grau do problema”, destaca a enfermeira.
A especialista dá ainda mais duas dicas de cuidados: nada de estourar as bolhas caso apareçam: elas ajudam a proteger a região machucada. E, em caso de queimaduras mais fortes, não retire os tecidos grudados sozinho: essa missão também é da equipe médica.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

HIV: Maranhão soma mais de 9 mil novos casos em três anos 

Só em 2024, foram 2.568 novos casos de HIV e 629 casos de aids, com 201 gestantes diagnosticadas e 358 óbitos  Reportagem/Jherry Dell'Marh  “E se eu...

Prefeitura de Timon realiza “Natal da Família” e entrega decoração natalina na Praça São José

A Prefeitura de Timon realizou, na noite dessa sexta-feira (5), a abertura oficial do Natal da Família, na Praça São José. O evento reuniu...

Schnneyder participa de importantes eventos da Segruança e Comando da PM ao lado do governador

O coronel Horman Schnneyder, atual subsecretário de Segurança Pública e segundo na hierarquia da pasta, marcou presença ontem (4) em duas importantes agendas ao...