Já existem alguns casos de arrependimentos de pré-candidatos que quere desistir de mudanças e se filiarem em outros partidos nessa reta final.
Os partidos políticos devem enviar à Justiça Eleitoral a lista de filiados, atualizada, até o próximo dia 18 de abril. O prazo consta na Portaria-TSE nº 99/2022, que estabelece o cronograma de processamento das informações. A atualização deve ser feita por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia), incluindo o nome do filiado, o número do título de eleitor e a data de filiação.
Isso quer dizer que, quem quiser concorrer a qualquer cargo eleitoral nas eleições deste ano, salvo os casos de eleitores que tem o prazo até às convenções partidárias para se filiarem, segundo a lei, os demais devem estar filiados aos partidos e as nominatas registradas em atas partidárias, por isso, embora alguns políticos tenham anunciados desfiliação em seus partidos e filiações em outros, procurando de alguma a melhor estratégia para se elegerem, até a próxima segunda-feira, quando será a enviada a lista, ainda existe prazo, para quem, de alguma forma sentiu que o cenário politico escolhido não lhe foi favorável de acordo como “a arrumação dos nomes” e potenciais nas chamadas chapas.
O blogdoribinha, no caso das eleições no Maranhão para os cargos proporcionais, deputado federal e estadual, existem casos de arrependimento e de desistência de filiação anunciadas e podendo, até o dia limite do envio da lista, novas mudanças nos quadros partidários.
Alguma dessas decisões, de arrependimento ou mudanças ainda podem surpreender quem está atento aos prazos políticos, assim como a opinião pública, que estará atenta a essas mudanças.
É esperar para ver!