Com a presença do governador do Maranhão Carlos Brandão e do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, prefeitos acompanharam o lançamento do Programa Cuidar de Todos na última quinta-feira (3) e a assinatura do termo de adesão ao programa, estabelecendo pacto de cooperação técnica entre o governo estadual e as prefeituras para a doação de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) dos municípios que optarem pela adesão.
Os prefeitos maranhenses presentes no evento elogiaram o Programa Cuidar de Todos. Voltado para a Atenção Primária em Saúde (APS), o programa possui como foco, a redução dos índices que causam mais adoecimento e óbitos na população. Para isso, será firmada parceria entre Governo Estadual e Prefeituras.
O prefeito de Governador Edson Lobão, Geraldo Braga (Ribeirãozinho), elogiou o novo programa lançado pelo Governo do Estado e ressaltou os benefícios para a população. “O programa é inovador e vai dar suporte à saúde. É um investimento numa área muito necessitada, só temos a agradecer. Com parcerias, estímulos e equipamentos, a grande beneficiada é a população”, disse.
Para o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, é muito importante ter essa interação entre Municípios e Estado. “Os municípios conhecem as necessidades do seu povo. Nós cuidamos da APS, das equipes de Saúde na Família. Com esse trabalho conjunto nós podemos fazer a saúde do Maranhão melhorar a cada dia”, destacou.
O programa prioriza crianças menores de 1 ano; gestantes; pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); pessoas com Diabetes Mellitus (DM); e motociclistas. “A APS será protagonista e fortalecida por todo o Estado. Nós iremos trabalhar isso juntos, de forma coletiva para a implantação do melhor programa de saúde do Maranhão”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Para participar, os municípios precisam fazer adesão ao Programa. Serão monitorados os indicadores como Taxa de Mortalidade infantil; Taxa de Mortalidade Materna; Taxa de Mortalidade por Acidente envolvendo motociclista; Taxa de Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio; entre outros.
Segundo o prefeito de Açailândia, Aluísio Silva, o fortalecimento da Atenção Primária impacta positivamente na melhoria da saúde da população. “A gente tem que receber com muita gratidão. O Programa vai cuidar da base. Se você cuida bem da saúde, onde os problemas iniciam, eles não se propagam tanto. Além disso, monitorar e acompanhar os índices é a base de tudo. Em nome do povo de Açailândia, eu quero agradecer profundamente o nosso Governador Carlos Brandão e o nosso secretário, Tiago Fernandes”.
Outro representante do executivo municipal que se mostrou satisfeito com o lançamento do programa foi a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo. “É muito importante cuidarmos da saúde e quando se trata em fazer isso em parceria com o governo do estado, só vem fortalecer os municípios. Vai nos ajudar muito com as questões primárias da saúde da nossa população, disse.
O prefeito de Rosário, Calvet Filho, disse que o programa vai auxiliar de forma estratégica no atendimento da população. “Uma palavra que define esse programa é empatia; se colocar no lugar do outro, sentir a dor dele, se colocar nessa realidade. Quero parabenizar por esse brilhante projeto que vai fazer a diferença na vida das pessoas. Vai trazer uma atenção primária mais digna, de mais qualidade, que vai fazer toda a diferença para esses municípios”.
A prefeita de Axixá, Sônia Campos, destacou que o novo programa visa melhorar os índices da saúde no território. “A ajuda que o Governo está fazendo para os municípios é muito importante. A doação [de equipamentos] será um grande incentivo para os profissionais. Monitorar esses índices dará uma oportunidade de melhorar ainda mais a vida das pessoas”, finalizou. fonte Seom-MA.