spot_img
spot_img

Prefeitos maranhenses aprovam o Programa Cuidar de Todos

spot_img
Compartilhe:
– Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (Foto: Marcio Sampaio).

Com a presença do governador do Maranhão Carlos Brandão e do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, prefeitos acompanharam o lançamento do Programa Cuidar de Todos na última quinta-feira (3) e a assinatura do termo de adesão ao programa, estabelecendo pacto de cooperação técnica entre o governo estadual e as prefeituras para a doação de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) dos municípios que optarem pela adesão.

Os prefeitos maranhenses presentes no evento elogiaram o Programa Cuidar de Todos. Voltado para a Atenção Primária em Saúde (APS), o programa possui como foco, a redução dos índices que causam mais adoecimento e óbitos na população. Para isso, será firmada parceria entre Governo Estadual e Prefeituras.

O prefeito de Governador Edson Lobão, Geraldo Braga (Ribeirãozinho), elogiou o novo programa lançado pelo Governo do Estado e ressaltou os benefícios para a população. “O programa é inovador e vai dar suporte à saúde. É um investimento numa área muito necessitada, só temos a agradecer. Com parcerias, estímulos e equipamentos, a grande beneficiada é a população”, disse.

Para o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, é muito importante ter essa interação entre Municípios e Estado. “Os municípios conhecem as necessidades do seu povo. Nós cuidamos da APS, das equipes de Saúde na Família. Com esse trabalho conjunto nós podemos fazer a saúde do Maranhão melhorar a cada dia”, destacou.

O programa prioriza crianças menores de 1 ano; gestantes; pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); pessoas com Diabetes Mellitus (DM); e motociclistas. “A APS será protagonista e fortalecida por todo o Estado. Nós iremos trabalhar isso juntos, de forma coletiva para a implantação do melhor programa de saúde do Maranhão”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Para participar, os municípios precisam fazer adesão ao Programa. Serão monitorados os indicadores como Taxa de Mortalidade infantil; Taxa de Mortalidade Materna; Taxa de Mortalidade por Acidente envolvendo motociclista; Taxa de Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio; entre outros.

Segundo o prefeito de Açailândia, Aluísio Silva, o fortalecimento da Atenção Primária impacta positivamente na melhoria da saúde da população. “A gente tem que receber com muita gratidão. O Programa vai cuidar da base. Se você cuida bem da saúde, onde os problemas iniciam, eles não se propagam tanto. Além disso, monitorar e acompanhar os índices é a base de tudo. Em nome do povo de Açailândia, eu quero agradecer profundamente o nosso Governador Carlos Brandão e o nosso secretário, Tiago Fernandes”.

Outro representante do executivo municipal que se mostrou satisfeito com o lançamento do programa foi a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo. “É muito importante cuidarmos da saúde e quando se trata em fazer isso em parceria com o governo do estado, só vem fortalecer os municípios. Vai nos ajudar muito com as questões primárias da saúde da nossa população, disse.

O prefeito de Rosário, Calvet Filho, disse que o programa vai auxiliar de forma estratégica no atendimento da população. “Uma palavra que define esse programa é empatia; se colocar no lugar do outro, sentir a dor dele, se colocar nessa realidade. Quero parabenizar por esse brilhante projeto que vai fazer a diferença na vida das pessoas. Vai trazer uma atenção primária mais digna, de mais qualidade, que vai fazer toda a diferença para esses municípios”.

A prefeita de Axixá, Sônia Campos, destacou que o novo programa visa melhorar os índices da saúde no território. “A ajuda que o Governo está fazendo para os municípios é muito importante. A doação [de equipamentos] será um grande incentivo para os profissionais. Monitorar esses índices dará uma oportunidade de melhorar ainda mais a vida das pessoas”, finalizou. fonte Seom-MA.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Silêncio que adoece

Por que os homens têm medo de procurar ajuda psicológica? Reportagem/Jherry Dell'Marh Sempre fui o tipo de homem que guarda tudo pra si. Aqui na Madre...

Reconstruir o corpo e a alma: o desafio do câncer de mama no Maranhão

O Maranhão registrou mais de 1.060 novos casos em 2024 Reportagem/Jherry Dell'Marh Quando o médico disse para Maria das Dores que ela precisaria retirar os...

Outubro Rosa: aprenda como fazer o autoexame em três passos

Prática deve ser realizada uma vez ao mês é é fundamental para detectar lesões precoces do câncer de mama Reportagem/Juliana Castelo As campanhas dos meses coloridos,...