spot_img
spot_img

Prefeitura envia projeto de lei à Câmara para enfrentamento do Coronavírus

spot_img
Compartilhe:

 

Na sexta-feira (28), a Prefeitura de Teresina encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores que estabelece as medidas e os procedimentos que podem ser adotados pelas autoridades em caso de emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus. O texto prevê ações como isolamento, quarentena, realização compulsória de exames, além de tratamentos e investigações epidemiológicas com o objetivo de promover e preservar a saúde pública.

O projeto de lei também determina que toda pessoa deverá colaborar com as autoridades sanitárias comunicando possíveis contatos com agentes infecciosos do Coronavírus e a circulação em áreas consideradas como regiões de contaminação pela doença. Ficará obrigatório ainda o fornecimento de dados essenciais à identificação de pessoas infectadas ou com suspeita de infecção, com a finalidade de evitar a sua propagação.

Com a proposta, a FMS manterá dados públicos e atualizados sobre casos confirmados, suspeitos e em investigação, resguardando o direito ao sigilo de informações pessoais. Além disso, estabelece que as pessoas afetadas terão direito ao tratamento gratuito e às informações de saúde, podendo haver dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde, desde que obedecida a legislação federal.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, explica que o projeto é uma importante medida legislativa para balizar, em nível local, as ações da FMS no enfrentamento à doença. “A nossa equipe também elaborou notas técnicas e plano de contingência, além de capacitações. O nosso objetivo com esse conjunto de medidas é permitir uma atuação eficiente que possibilite enfrentamento ágil diante de situação de emergência”, finaliza.

Atualmente, a FMS monitora um caso suspeito de Coronavírus em Teresina. Para atendimento a esses casos, são consideradas as normas do Ministério da Saúde. Assim, o paciente com suspeita dessa infecção fica em local isolado e deve utilizar máscara. Na assistência, o Hospital colhe amostra de secreção respiratória, para realização de exames. Se o caso for grave ou o paciente precisar de internação, o Hospital de referência é o Natan Portela.

 

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Santander abre novo ciclo de contratação de assessores no Maranhão para reforçar time de investimentos

Vagas são para atuar no Santander AAA nos municípios São Luís e Imperatriz ■ MARANHÃO, Novembro de 2025 - Diante do crescimento na demanda de negócios...

Schnneyder emplaca indicado seu na Chefia da 10° Ciretran em Timon

A 10ª Ciretran de Timon passa por uma mudança estratégica no seu comando. O governador Carlos Brandão nomeou, no dia 13, o agente de...

Rio Anil Shopping divulga programação de oficinas e atrações musicais gratuitas em novembro

Reportagem/Juliana Castelo Um final de ano cheio de cores, criatividade e música e,ainda por cima, com alternativas de programação gratuitas? Na capital maranhense, o período...