spot_img
spot_img

Prefeitura implanta “Alô Saúde Teresina” para atender pacientes por telefone

spot_img
Compartilhe:

A partir desta segunda-feira (20) pessoas com sintomas leves da Covid-19 ou com outros problemas simples de saúde já podem ser atendidas por telefone na capital. Trata-se do “Alô Saúde Teresina”, implantado pela Prefeitura do município. O serviço está disponível através do telefone 0800 291 0084 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

O objetivo dessa nova forma de atendimento é ampliar o acesso à saúde, diminuindo a circulação de pessoas na cidade e evitando a exposição dessas pessoas ao coronavírus. “Estamos utilizando a tecnologia para beneficiar a população. Assim, os pacientes poderão ter contato com um grupo de médicos, sem precisar sair de casa”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel Moura.

Formando a equipe médica, estão 22 profissionais da Atenção Básica, distribuídos em escalas de serviço, como explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista. “Contamos com médicos que estão isolados por fazerem parte do grupo de risco para a Covid-19. Eles foram devidamente qualificados para esse atendimento e estão aptos a atenderem os teresinenses”, afirma.

Ao ligar para o 0800, a população é atendida por uma Unidade de Resposta Automática, que redireciona a ligação ao Call Center Covid-19 ou Saúde da Família. Em seguida, um operador repassa todas as orientações sobre a Covid-19 e coleta dados do paciente para atender as suas necessidades de saúde. Durante a ligação, é  preenchido um prontuário de atendimento.

“Se houver necessidade, a ligação é imediatamente transferida para um médico, para prosseguir com o atendimento. É possível, inclusive, fazer videoconferência para que a equipe médica possa ver o usuário. Todos os procedimentos feitos são atualizados no prontuário do paciente”, ressalta o diretor técnico da Prodater, Câncio Junior.

O serviço, da OPT Sistema e implantado pela Prodater, tem possibilidade de atender, inicialmente, até 4.900 ligações por dia. “A gestão também tem a opção de visualizar as ligações de outros municípios e poderá ter acesso aos relatórios diários das demandas atendidas. Isso contribuirá com a tomada de decisões e criação de políticas públicas”, finaliza Câncio.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon entrega a décima UBS reformada, destacando investimentos na Atenção Primária de Saúde

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), entregou nesta segunda-feira, 22 de junho, a reforma da Unidade Básica de...

Ansiedade atinge cerca de 18 milhões de brasileiros: você sabe como ajudar alguém durante uma crise?

Psicóloga orienta como reconhecer os sinais, acolher a pessoa em sofrimento e evitar atitudes que podem piorar o momento Bheatrys Soares Os transtornos de ansiedade estão...

Desgaste da política tradicional abre espaço para crescimento de Jorge Lopes

As últimas pesquisas realizadas por institutos em importantes cidades do interior do Piauí para aferir as intenções de voto ao Senado Federal apontam uma...