spot_img
spot_img

Projeto do prefeito Luciano Leitoa que “arrocha” contribuintes é bombardeado na Câmara

spot_img
Compartilhe:

A postagem feita no último sábado, 15, em que o blog antecipava algumas opiniões sobre a tramitação do projeto de interesse do prefeito Luciano Leitoa, de Timon, que cria o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) no município de Timon, que entre outras coisas nada mais é que um arrocho contra os devedores, pessoas físicas e jurídicas com débitos na Prefeitura de Timon, ganhou grande repercussão hoje, 17, durante sessão plenária e foi o tom de todos dos vereadores que subiram à tribuna para discursar.

Mas o blog, apesar de formalizar essa discussão concorda em parte com os vereadores e seus discursos e a nossa opinião não é favor da inadimplência e muito menos de quem sonega ou não paga seus impostos, imprescindíveis e vitais para obras no município em favor da população, mas sim, contra a forma com que projeto, que é de cunho importante, passe pela Casa e sejam até aprovado sem uma ampla discussão da sociedade. Não cabe aqui neste espaço defender aqueles que ficarão com o ônus de aprovarem tão importante projeto, mas de buscar grandes alternativas, para que mais uma vez, o povo não fique do lado do gume e os poderes constituídos do lado do cabo da faca.

Em todos os pronunciamentos de hoje  sobre o CIRA os vereadores questionaram a participação do executivo dentro desse projeto de recuperação dos ativos da forma que está posto. Ao que parece o prefeito Luciano Leitoa quer transferir para os vereadores a responsabilidade de arrochar os contribuintes devedores sem cumprir suas prerrogativas do cargo e que lhe impostas e cobradas a todo momento na gestão em Timon.

“Cade os agentes de tributos”, pergunta Socorro

A ex-prefeita Socorro Waquim, por exemplo, fez discurso na linha de que, com os agentes de tributos, uma procuradoria fiscal e salários excelentes, os agentes fiscais de tributos efetivos e concursados têm a capacidade igual ou melhor que uma instituição a ser criada para cobrar os devedores, pois, além de tudo isso, os agentes têm conhecimento de causa.

Juarez propõe audiência pública

O vereador Juarez Morais, por exemplo, protocolou hoje um requerimento solicitando uma audiência pública para a discussão do projeto de lei que cria a CIRA. Juarez alertou que esse projeto não pode ser coloca na pauta em regime de urgência, como foi proposto, explicou o vereador que dessa forma não se pode discutir fazer emenda e isso nos trás uma preocupação disse o vereador. Segundo ele, a recuperação desses ativos, através do CIRA, caso venha a ser aprovado, os vereadores estão dando uma autorização para negativar nos mecanismos de verificação de débitos aquele senhor lá da periferia, que deve o IPTU e não tem condição da pagar de comprar nem sua alimentação. E deve não pelo fato de querer pagar, mas por não ter de pagar o IPTU, disse o vereador.

“Tem gente que não paga porque não pode, muitos não tem nem o que comer”, diz

Juarez Morais também citou os exemplos de pensionistas e aposentados, que não têm dinheiro para alimentação e nem para o medicamento, mas ele vai numa instituição financeira, e chegando lá seu nome está negativado, porque foi executado pela Prefeitura através da falta de pagamento do IPTU, disse o vereador.

Ele também citou a situação preocupante dos comerciantes que têm uma carga tributária fora do normal, por isso, disse o vereador justificando a necessidade de uma audiência pública com a presença do Ministério Público, Poder Executivo. O vereador falou da composição do Comitê que terá membros das Secretarias de Segurança, Procuradoria e Finanças e lembrou que para esses últimos servidores, os vereadores, em 2015, concedeu aumento de 100 por cento para que eles fizessem as cobranças, pois alegavam dificuldades e foram compensados para que eles fizessem seu trabalho, lembrou o vereador.

“Autorizar o poder executivo para criar comitê e depois transfira a responsabilidade para os vereadores aqui presentes, para os vereadores que aprovaram e se vier em regime de urgência não terá o meu voto”, declarou Juarez.

“Potencializar a fiscalização e cobrança”, diz Henrique

O líder da oposição Henrique Junior seguiu a linha de discurso do vereador Juarez afirmando que o “esse projeto tem que ser amplamente discutido, entendo que todas as atribuições que querem dá ao CIRA já existe na Secretaria de Finanças e que o governo quer criar mais um órgão, que suas funções já existem, ao invés de potencializar o existente, disse.

“Não vou autorizar o prefeito açoitar o contribuinte com chicote”, diz Ramon Junior

Outro vereador que foi incisivo em seu discurso de votar contrário à criação do CIRA foi o vice-presidente da Casa Ramon Junior. Segundo ele, em sua fala, “Chegou aqui nesta Casa um projeto de lei do Executivo onde o governo Luciano Leitoa cria mais um órgão para arrochar os timonenses, algo que está sendo criado para arrochar quem gera emprego no município de Timon. E olha quem são os membros, secretário de Finanças, secretário de Segurança e o Procurador do Município, esses são os membros do Comitê que vão perseguir as empresas do município… Não vou votar num projeto de lei que o prefeito Luciano Leitoa vai pegar o chicote para cobrar o povo impostos”, disse o parlamentar.

 

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Associação de Moradores convoca residentes da Vila Cícero Ferraz para atualização cadastral

A Associação de Moradores da Vila Cícero Ferraz convoca todos os moradores da comunidade a participarem do Cadastro Social que será realizado pela Prefeitura...

Brandão anuncia Festival Ilha do Reggae com grandes nomes locais, nacionais e internacionais

O governador Carlos Brandão anunciou a realização do Festival Ilha do Reggae, nos dias 22 e 23 de novembro, na Arena Jamaica Brasileira...

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...