Visando formar mão de obra especializada no município, a Águas de Timon inicia a capacitação gratuita de 45 alunos inscritos no curso de Instalador Hidráulico, nesta sexta-feira (03), com aula inaugural no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), às 14h30. A iniciativa integra o projeto social Mãos e Obras e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Timon e do Sistema Nacional de Emprego (SINE-MA).
A partir de aulas teóricas e práticas, o curso capacitará os participantes para a realização de ligações intradomiciliares de esgoto, sendo essencial dentro do contexto atual de esgotamento sanitário vivenciado em Timon. Atualmente, o município dispõe de mais de 100 km de rede de esgoto instalada e recuperada em bairros como Centro, São Benedito, Mangueira, Parque Piauí, Vila Angélica, Vila Osmar, Mutirão e Vila Bandeirante, Parque Alvorada, Aliança, Formosa, Pedro Patrício, dentre outros, necessitando de conexão dos imóveis para acabar com a realidade do esgoto a céu aberto.
Conforme a lei federal n° 14.026, Novo Marco Legal do Saneamento, as adequações nas tubulações internas do imóvel são de responsabilidade do morador. Uma etapa importante dessa adequação é lembrar que a água da chuva deve ser canalizada para a sarjeta/rede de drenagem (ou rede pluvial mais próxima) e não para a rede de esgoto.
As saídas de pias, ralos, descargas e chuveiros da casa devem ser destinadas para a rede de esgoto, com a conexão adequada por meio do TIL ou caixa de passagem, que são ponto de intersecção com a rede de esgoto. É nessa etapa do serviço, ou seja, do TIL para dentro da casa, que os profissionais capacitados pelo projeto Mãos e Obras atuarão de forma especializada
“Ações como essa refletem o compromisso da concessionária em proporcionar treinamento combinado com realidade de saneamento do município. Vamos formar pessoas para fazer um serviço necessário para que as casas se conectem à rede de esgoto. A mão de obra especializada ficará à disposição da população e as pessoas treinadas terão a oportunidade de ter um incremento na renda”, destaca o gerente de Operações da concessionária, Guilherme Coeli.
Fonte: Assessoria Águas de Timon.