spot_img
spot_img

Psicólogo destaca a importância de brincar na vida adulta para a saúde mental e desenvolvimento pessoal

spot_img
Compartilhe:
Por Juliana Castelo
A rotina agitada e as responsabilidades da vida adulta, frequentemente, deixam pouco espaço para momentos de lazer e diversão. Contudo, especialistas alertam que brincar não é apenas coisa de criança. O psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, George Barbosa, destaca a importância de brincadeiras e jogos na vida adulta, ressaltando os inúmeros benefícios que essa prática pode trazer para a saúde mental e o desenvolvimento pessoal.
Embora muitos adultos abandonem as brincadeiras à medida que amadurecem, as atividades lúdicas, como jogos de tabuleiro, são fundamentais para fortalecer laços sociais, melhorar a memória, estimular a imaginação e aprimorar o raciocínio lógico. “Brincar ativa áreas específicas do cérebro, contribuindo para uma mente mais saudável e ágil”, afirma Barbosa.
A prática de jogos é especialmente benéfica para os idosos, atuando como uma ferramenta poderosa na prevenção de doenças neurodegenerativas, como a demência e o Alzheimer. “Manter o cérebro em constante atividade, por meio de brincadeiras, pode promover uma excitação cerebral saudável, sendo essencial para a qualidade de vida na terceira idade”, complementa o psicólogo.
No ambiente corporativo, a tendência da “gamificação” vem ganhando espaço, com empresas utilizando jogos para treinamento e desenvolvimento de habilidades. Segundo o psicólogo, aprender brincando torna o processo mais eficaz, pois o cérebro absorve informações com maior facilidade, quando estimulado pelo riso, pela competição saudável e pela interação com os colegas.
A mensagem do especialista é clara: brincar na vida adulta é mais do que uma atividade de lazer, é um caminho para manter o cérebro ativo, melhorar a saúde mental e desenvolver habilidades que impactam positivamente tanto a vida pessoal quanto a profissional.
A Hapvida NotreDame Intermédica reforça a importância de incorporar momentos lúdicos na rotina dos adultos, independentemente da idade. Afinal, brincar é um poderoso aliado da saúde e do bem-estar.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Entidades sem fins lucrativos de todo o país podem contratar mais de 21,2 mil novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

Serão viabilizadas 40% das novas habitações em imóveis concedidos pela União, parte do programa Imóvel da Gente Mais de 21,2 mil novas moradias já podem...

Produtos tarifados por Trump serão comprados pelo governo sem licitação e usados na merenda escolar

O Governo Federal vai comprar açaí, uva, água de coco, mel, manga, pescados e castanhas diretamente de produtores afetados pelo aumento das tarifas dos...

Remédios que você joga no lixo podem causar problemas para o solo, a natureza e os seres humanos

Reportagem/Juliana Castelo Seu armário de remédios está cheio de caixinhas vencidas ou que não são mais usadas? Não dá para jogar fora de qualquer jeito!...