Com mais cinco mil votos obtidos em 2014 o vereador Ivan do Saborear (PTB), desistiu e, este ano, não será candidato a deputado federal, como anunciara. Ele vai apoiar o filho do deputado federal Pedro Fernandes (PTB), que também desistiu em nome da candidatura de Pedro Lucas.
Ivan do Saborear explicou ao blogdoribinha, que sua desistência está ligada diretamente à cláusula de barreiras aprovada para as eleições deste e diz que: só terá direito ao fundo e ao tempo de propaganda a partir de 2019 o partido que tiver recebido ao menos 1,5% dos votos válidos nas eleições de 2018 para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos 1/3 das unidades da federação (9 unidades), com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas. Se não conseguir cumprir esse parâmetro, o partido poderá ter acesso também se tiver elegido pelo menos 9 deputados federais, distribuídos em um mínimo de 9 unidades da federação, esclareça a lei aprovada a partir das eleições deste ano.
O vereador confirmou que votará em Rafael Leitoa para deputado estadual. Na eleição passada ele apoiou a deputado Nina Melo, filha do ex-presidente da Assembleia do Maranhão.
Sobre o fato de votar em candidato a deputado federal fora da orientação política do grupo do prefeito Luciano Leitoa, do qual o vereador faz parte, Ivan do Saborear justificou que Pedro Lucas faz é da mesma coligação de Bira do Pindaré, portanto os votos de Pedro Lucas poderão ajudar Bira ou vice versa. (Veja)