spot_img
spot_img

Sagrima debate implantação de consórcios entre municípios para criação de abatedouros e frigoríficos no Maranhão

spot_img
Compartilhe:

Com objetivo de garantir segurança sanitária aos criadores maranhenses, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) propôs a instituição de consórcios municipais para criação de abatedouros e frigoríficos no Maranhão. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (7), durante reunião com prefeitos e representantes de consórcios intermunicipais.

Na ocasião, a equipe da Sagrima também apresentou o projeto de construção das instalações físicas dos abatedouros, que visa atender, principalmente, pequenos, médios e grandes criadores no interior do estado. Além disso, o projeto prevê espaço para o abate de diversos tipos de espécies, como bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, entre outras. A ideia também visa incluir a iniciativa privada na ação.

A oportunidade também serviu para ouvir demandas e sugestões de cada representante, visando um alinhamento entre o estado e os municípios para que se estabeleçam as condições necessárias de criação do consórcio, bem como os caminhos para adesão de outros municípios interessados com a proposta.

Para o secretário da Sagrima, Flavio Viana, a criação do consórcio visa aproximar os criadores ao debate sobre os abatedouros e resolver um dos grandes gargalos do estado. “A diminuição dos abates clandestinos e a garantia da segurança sanitária e alimentar são alguns dos objetivos para criação dos abatedouros consorciados. Para isso, é necessário entendermos a realidade de cada município, tendo o consórcio como principal canal para alinharmos as demandas dos criadores”, explicou.

O secretário ainda destacou que a construção dos equipamentos visa oferecer condições para que todos os municípios possam superar as dificuldades no atendimento da legislação sanitária. “A garantia de um produto mais seguro e com mais qualidade contribuirá para despertar o interesse de empreendedores na cadeia produtiva de carnes do estado”, completou.

Para o prefeito de Bequimão e presidente do Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás), João Martins, a proposta chegou em um momento oportuno. “Essa iniciativa é fundamental para que os prefeitos possam ver o consórcio como uma solução para criação de políticas públicas que garantam a qualidade do alimento que está sendo consumido pela população”, afirmou.

Já o prefeito de Cantanhede e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), José Martinho, destacou a economicidade da proposta. “Nós sabemos que o custo para criação de abatedouros é muito alto. Mas com a união dos Municípios e do Estado, é possível diminuir os gastos e atender a problemática dos abates clandestinos. Esse é o melhor caminho”, ressaltou.

Durante a reunião, foi definida a criação de um formulário para ser compartilhado e respondido pelos municípios e criadores de cada região, onde serão coletados dados sobre infraestrutura necessária, quais espécies de rebanhos são criadas e outras necessidades. As informações subsidiarão a adaptação e a implantação do projeto conforme a realidade de cada localidade.

Além dos prefeitos de Bequimão e Cantanhede, também estiveram presentes na reunião o prefeito de Mirinzal, Amaury Almeida; representantes do Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (Conleste) e do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), bem como a equipe técnica da Sagrima.

Fonte: Sagrima

Fotos: Lucas Ribeiro

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Empresário Alexandre CD anuncia pré-candidatura a vereador de Timon

"Empresário Alexandre CD Anuncia pré Candidatura a Vereador com Foco em Microempreendedorismo, Esporte, Assistêcia Social e Educação." O empresário Alexandre dos Santos Alves, mais conhecido...

Dia Mundial da Reciclagem: Projeto da Equatorial Maranhão garante descontos na conta de energia elétrica

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17), data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a...

Muito além da sala de aula: atendimentos sociais são aliados da formação profissional de jovens em São Luís

Serviços gratuitos abrem as portas de instituições de ensino para a comunidade em geral e oferecem espaços de prática supervisionada para alunos Por Jherry Dell'Marh A...