spot_img
spot_img

Secretário de Educação Básica do MEC diz que país precisa reproduzir modelo de educação de Teresina

spot_img
Compartilhe:

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Jânio Carlos Endo Macedo, esteve em Teresina para conhecer de perto o trabalho da educação municipal. Em conversa com o secretário de Educação, Kleber Montezuma, e com técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Jânio falou sobre o desejo de replicar o modelo bem sucedido de Teresina para todo o país.

A secretária executiva de Ensino da Semec, Irene Lustosa, apresentou ao visitante as principais estratégias utilizadas por Teresina para alcançar, no ano passado, as melhores proficiências entre todas as capitais do Brasil. Jânio Carlos ficou particularmente impressionado com as boas práticas em gestão e as escolas de tempo integral.

“Teresina chegou a um modelo de educação que dá certo, com estratégias que funcionam bem e utilizando poucos recursos para isso. É esse formato que queremos replicar nas demais redes de ensino, o que Teresina vem conseguindo na prática, como a redução das repetências, do abandono escolar e oferecendo oportunidades reais para que os estudantes possam realizar seus sonhos”, disse o secretário de Educação Básica.

O diálogo foi no sentido de apontar os principais aspectos que podem ser reproduzidos em outros estados e municípios para elevar a qualidade no ensino. Os técnicos apontaram o planejamento estratégico, avaliação, gestão e formação de professores como pontos essenciais para os bons resultados.

“Não temos uma fórmula, mas um trabalho bem estruturado ao longo dos anos”, declarou Montezuma. Segundo ele, o diferencial é a importância que o prefeito Firmino Filho dá à educação do município. “A educação sempre foi prioridade em Teresina, por isso temos orgulho do que conquistamos até aqui. Sempre recebemos visitas de especialistas e da equipe do próprio MEC para saber o que estamos fazendo para conseguir resultados tão positivos”, completou.

Segundo Jânio Carlos, as informações técnicas colhidas na capital serão base para o planejamento do Ministério. “Se fala muito da educação de Teresina por todo o país, e o que vi pessoalmente vem corroborar com aquilo que acreditamos, que o investimento no ensino fundamental é essencial para a melhoria da qualidade de ensino no Brasil”, concluiu o secretário.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Em ato contínuo, Prefeitura de Timon resolve abastecimento de água e iluminação no campo de futebol do Povoado Santana da Gameleira

A Prefeitura Municipal de Timon, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), reinaugurou nesta quarta-feira (16) mais um Sistema de Abastecimento...

Novo PAC: no Maranhão, 47,7% dos investimentos previstos até 2026 já foram executados

Dos R$ 17,3 bilhões em aportes previstos até o fim do ano que vem no estado, R$ 8,2 bilhões foram executados. Em âmbito nacional,...

MPL discute novas adesões em Regeneração

Líder e coordenador do Movimento Piauí Livre (MPL), Jorge Lopes, tenta aglutinar, em torno do MPL, mais lideranças ligadas a grupos partidários. Em Regeneração,...