O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) já está funcionando em novo endereço, mas a solenidade oficial de inauguração será nesta sexta-feira (17), às 9h. Os usuários contam com uma nova estrutura e uma localização central, na Av. Teresina, nº 210, bairro Parque Piauí. A população timonense receberá das mãos da prefeita Dinair Veloso, um centro todo reformado, com salas amplas para atendimento individual e grupal, auditório para atividades, recepção, copa, banheiros e um espaço destinado às Práticas da Justiça Restaurativa e para o projeto Capitães da Areia.
O Creas é um dos serviços da Rede de Assistência Social do município. É uma unidade pública administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), onde são atendidas famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram seus direitos básicos violados. A unidade é composta por uma equipe de
assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, orientadores sociais e conta com assessoria jurídica, preparados para atender pessoas que sofreram algum tipo de violência física, psicológica ou sexual.
“O Centro promove ações para acolher e acompanhar crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e mulheres que já passaram por alguma situação de violação de direitos. E nada melhor que um espaço amplo com estrutura específica para o acompanhamento especializado de cada grupo e situação”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social.
Além disso, o Centro tem uma oferta específica de serviços voltados para Medidas Socioeducativas em meio aberto, para adolescentes em conflito com a lei, com idade de 12 a 18 anos. É nesse contexto que a Prefeitura, através da SEMDES, firmará o termo de concessão. A nova sede do Creas terá uma sala exclusiva, destinada ao projeto Capitães de Areia. O mesmo é uma inciativa pioneira da Vara da Infância e Juventude do Judiciário em parceria com o 11º Batalhão de Polícia Militar de Timon. O projeto com o nome inspirado na obra de Jorge Amado, tem como foco oferecer, aos adolescentes em conflito, uma nova perspectiva social, visando mais eficácia no cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e de semiliberdade. O Creas já é parceiro da iniciativa e a nova sede marca a chegada de uma nova perspectiva para o projeto, agora com local fixo para as atividades. Ccom Timon.