Signatária do projeto de lei aprovado em 2019, que concedeu Titulo de Cidadão Timonense ao bilionário Ilson Mateus, dono do conglomerado de lojas Grupo Mateus no Maranhão, Pará e Piauí, a deputada Socorro Waquim, que ontem, 13, participou da entrega da honraria máxima do município, se diz muito feliz com os grandes empreendimentos se instalando na cidade, a partir de um grande pensamento de sua gestão que dotou uma estrutura para a cidade vocacionada para comercio de varejo e atacado, segundo pesquisas realizadas pelos grandes veículos de comunicação do país.
Após participar da solenidade, em conversa com esse jornalista, a deputada, ex-prefeita e ex-vereadora lembrou de estudo divulgado em 2010 pela Revista Veja e a Folha de São Paulo, dois dos maiores veículos de comunicação do país e com penetração na mídia internacional de que, segundo o estudo: “Em Timon, município maranhense que é o segundo no país em crescimento da renda per capita, o número de empresas registradas aumentou mais de 1.300% nos últimos sete anos. Entre 2004 e 2011, as empresas registradas em Timon passaram de 641 para 8.875, segundo a Secretaria de Finanças do município. O aumento foi consequência da aprovação, em 2007, de um código tributário municipal que retirou da informalidade milhares de pequenos comerciantes. Mas, segundo a prefeita Socorro Waquim (PMDB), mais da metade das empresas registradas são novas na cidade. Ela atribui o crescimento da renda no município não só a esse novo código, mas também a investimentos do governo federal e à instalação de quatro universidades. “Isso melhorou a mão de obra, e os recursos do PAC deram um boom na construção civil, movimentando a economia”, afirma a prefeita, em segundo mandato. Nos últimos cinco anos, Timon recebeu mais de R$ 262 milhões do governo federal, sendo R$ 25 milhões do PAC para obras de saneamento”, citou o jornal em matéria publicada no segmento on line e impresso.
Reportagem especial da revista Veja publicada em 2010 mostrou com destaque as cidades brasileiras que dentro dos próximos 10 anos chegariam à condição de metrópole. “As 20 Metrópoles Brasileiras do Futuro” e a revista destacou os municípios de Açailândia, Caxias, Imperatriz, Timon, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. A cidades de Caxias, Timon e Imperatriz são consideradas destaque com vocação para o comércio, segundo a Veja. São cidades, segundo a revista, que “se tornaram polos regionais com grandes redes varejistas e atacadistas”, disse a revista.
“Relembro esses dados das reportagens para citar que durante as nossas gestões várias lojas de destaque no cenário nacional se instalaram em nosso cidade. Foi durante a nosso gestão que fizemos o estudo de viabilidade para instalação do shopping e absorver tudo isso que o estudo projetava para os anos seguintes, por isso, me alegro em estar hoje aqui participando da entrega de título a homem empreendedor de visão que entendeu ser Timon uma cidade capaz de se desenvolver como previu o estado e como nós, como gestora, nos destinamos a fazer”, Socorro Waquim.