Do chef ao crush, veja como escolher o vinho certo para presentear no final do ano
Reportagem/Juliana Castelo
Está chegando o final do ano com ele a sequência de confraternizações, reencontros com a turma de amigos, família e os inevitáveis amigos secretos. Com tantos compromissos na agenda, sempre surge a dúvida: o que levar de presente nessas datas especiais? Entre tantas possibilidades, há um clássico que nunca perde a pose: uma garrafa de vinho, presente que une elegância e sofisticação na medida certa.
No Maranhão, uma das vitrines mais completas para quem aprecia esse universo é o Spazio Mateus, que hoje reúne a maior diversidade de rótulos do estado. “Nós trabalhamos para ter um portfólio realmente diverso, capaz de atender desde quem está dando os primeiros passos no mundo do vinho até quem já conhece os rótulos e busca algo mais sofisticado”, explica a sommelier Raquel Aciole, gerente comercial do Spazio.
A seguir, a sommelier dá dicas de como escolher o rótulo mais adequado de acordo com a ocasião e a pessoa a ser presenteada. Confira abaixo:
-
Para o chefe
Se a intenção é presentear o chefe, Raquel indica seguir por um caminho seguro, mas nem por isso isento de personalidade: os tintos portugueses. “Um bom Douro ou um Alentejo são vinhos que têm presença, estrutura e elegância, mas sem exagero. É um presente que transmite respeito e bom gosto e, por isso, funciona perfeitamente em uma relação mais formal”, destaca. São vinhos tradicionais e refinados, que transmitem classe e que, por isso, combinam com o ambiente corporativo e os ciclos profissionais.
-
Para familiares queridos
Quando o presente é para um familiar querido, a gerente sugere tintos mais afetivos e versáteis, como os chilenos e argentinos. “Um Malbec ou um Carménère agrada a vários paladares e, ainda por cima, vai combinar muito bem com os pratos da ceia. São vinhos acolhedores, que têm a ver com família e momentos de mesa cheia”, afirma Raquel. A especialista avalia que eles dão ideia de aconchego e proximidade, e convidam a abraços demorados e conversas longas, típicas das confraternizações em família.
-
Para os amigos
Para aquele amigo que acompanhou você durante todo o ano esteve sempre pronto para brindar, a alternativa é algo mais leve e descontraído. “Um rosé provençal ou um Sauvignon Blanc traz frescor e leveza. São vinhos perfeitos para celebrar a amizade e combinam com o clima quente do nosso estado”, sugere Raquel. A ideia de presentear com esses rótulos é remeter a momentos de alegria e risadas entre amigos.
-
Para aquela pessoa especial








