spot_img
spot_img

Tela Azul? Saiba o que fazer se o computador der pane

spot_img
Compartilhe:

 

Por James Pimentel
Na última semana, milhões de usuários ao redor do mundo enfrentaram um apagão cibernético. O problema conhecido popularmente como “tela azul da morte (BSOD)” no Windows travou computadores e interrompeu atividades importantes, como operações bancárias e até voos comerciais. Esse erro tem várias causas e soluções possíveis.
A temida tela azul é um problema sério que pode acontecer no Windows e travar o computador. Segundo Thalles Canela, professor do curso de Sistemas de Informação da Facimp Wyden, as causas da tela azul variam desde problemas de hardware até falhas no sistema operacional e conflitos de software. “Isso significa que a tela azul pode ser causada por problemas em componentes físicos do computador, como memória RAM com defeito, disco rígido ou SSD com problemas, superaquecimento e drivers, que são os programas que ajudam o hardware a funcionar, corrompidos ou incompatíveis”, explica.
Além disso, programas que não funcionam bem juntos, atualizações mal feitas do Windows e arquivos importantes do sistema danificados também podem provocar a tela azul.
Quando o problema aparece, Thalles recomenda alguns passos simples para tentar resolver o problema. “Anotar o código de erro que aparece na tela pode ajudar a identificar a causa do problema”, orienta. Reiniciar o computador também pode ajudar temporariamente a resolver. Verifique as atualizações recentes do computador e tente revertê-las ou instalar correções. Iniciar o Windows no Modo de Segurança, onde apenas os serviços essenciais do sistema são carregados, pode ajudar a diagnosticar e resolver problemas. Em seguida, verifique se todos os componentes de hardware estão bem conectados e funcionando, e atualize ou reinstale drivers problemáticos.
Para evitar a tela azul, mantenha seu sistema sempre atualizado, use programas confiáveis, faça manutenção regular do hardware, backups frequentes dos seus dados e mantenha um antivírus atualizado. “Verificar e limpar fisicamente o hardware para evitar superaquecimento e garantir boas conexões também é fundamental”, observa Thalles Canela. Além disso, evitar forçar o hardware além de suas especificações pode ajudar a prevenir problemas.
Se a tela azul continuar aparecendo e você não conseguir resolver, é hora de procurar um especialista. Problemas de hardware que precisam de substituição, problemas complexos de software, risco de perda de dados importantes e incapacidade de iniciar o sistema mesmo no Modo de Segurança são sinais de que você precisa de ajuda profissional. “Quando o computador não consegue iniciar nem mesmo no Modo de Segurança, é sinal de que o problema é grave”, conclui Thalles Canela.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...