spot_img
spot_img

“Teresina é exemplo em Vigilância Participativa”, afirma epidemiologista em live com o prefeito Firmino

spot_img
Compartilhe:

Durante live com o prefeito Firmino Filho, o biomédico PhD em Saúde Pública e Epidemiologia, Onicio Leal, afirmou que ferramentas de Vigilância Participativa, como a plataforma Colab, são importantes para identificar e agir de forma mais eficaz nos casos de Covid-19 em Teresina. A conversa, que foi transmitida pelas redes sociais nesta segunda-feira (13), abordou temas como as tecnologias utilizadas ao redor do mundo para o enfrentamento do novo coronavírus e sobre a iniciativa Brasil Sem Corona.

Teresina é uma das 1.100 cidades brasileiras que utilizam a plataforma Brasil sem Corona em parceria com o Colab com o objetivo de mapear os casos de Covid-19. A iniciativa pode ajudar as equipes de saúde das prefeituras e governos estaduais e federal a combater a epidemia do coronavírus.

“O perfil dos usuários de Teresina é muito bom. As pessoas são comprometidas no fornecimento dos dados, o que ajuda muito o Poder Público. A Prefeitura tem feito um ótimo trabalho de divulgação, o que a diferencia de muitas cidades que também utilizam a plataforma. Teresina é um exemplo de utilização de tecnologias que promovem a Vigilância Participativa”, afirmou o epidemiologista.

Ele ressalta que, métodos como a Vigilância Participativa, tentam desburocratizar a informação utilizando o cidadão como fonte de participação na construção desses dados. “Os usuários cadastrados na plataforma devem reportar, pelo menos uma vez por dia, a presença ou não dos sintomas relacionados ao Covid-19”, explica Dr. Onicio Leal, um dos desenvolvedores da plataforma Brasil sem Corona.

O prefeito Firmino Filho acredita que o Colab é uma ferramenta que pode ajudar na diminuição da disseminação do vírus na cidade, mapeando os casos de Covid-19 e ajudando as equipes de saúde a combater a epidemia. “Essa é uma plataforma que ajuda a estreitar a ligação dos cidadãos com a Prefeitura. Através do aplicativo Colab, a atuação acontece em três frentes: vigilância participativa, informação e fiscalização. Todas dentro de um único pilar: a colaboração”, comentou o prefeito Firmino Filho durante a conversa.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Inscrições para 78 vagas do Mais Médicos Especialistas no Maranhão seguem até este domingo (12)

Médicos podem se inscrever na segunda chamada do programa, que visa reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS OMinistério da Saúde está com...

No Dia do Professor, educadores apontam quatro desafios da área

Docentes refletem sobre o papel do profissional da educação diante das transformações sociais e tecnológicas Reportagem/Lucas Ardigó São Paulo, outubro de 2025 - Celebrado em 15 de...

Com cursos gratuitos, prefeitura transforma sonhos em realidade para moradores de Timon

“Moro na zona rural, no povoado Buriti Cortado, e lá faço pães caseiros e bolos para vender. Busquei o curso para me aperfeiçoar e...