spot_img
spot_img

Timon City terá bilhetagem eletrônica para atender passageiros, garante acordo entre MP e Cimu

spot_img
Compartilhe:

O diretor do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU), Saney Sampaio, e o promotor Eduardo Borges Oliveira, titular da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Timon, se reuniram, na última sexta-feira (19), para discutir melhorias para o transporte público municipal.

Saney Sampaio informou ao Ministério Público quais providências estão sendo adotadas pelo CIMU para  resolver a problemática do transporte coletivo, que se agravou no último dia 17 de janeiro, quando a empresa Dois Irmãos decidiu suspender as atividades de forma repentina.

“Solicitamos essa reunião com o Ministério Público para informar ao promotor tudo que aconteceu a partir da saída da Dois Irmãos e destacar todos os esforços que o CIMU tem colocado em prática, para resolver o problema e minimizar o prejuízo aos usuários”, disse Saney.

Entre as providências adotadas pelo CIMU, estão a notificação imediata da empresa  que desistiu de operar e a transferência emergencial de todas as linhas operadas pela  Dois Irmãos para a Timon City,  após orientação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Também foram apresentados ao Ministério Público os detalhes do processo licitatório que está sendo elaborado para a contratação de uma ou mais empresas para operarem em Timon.

O Plano Geral de Outorgas será enviado para Brasília, para aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),  ministérios e Tribunal de Contas da União (TCU) até o dia 22 de março. Sendo aprovado, audiências públicas serão realizadas com usuários,  trabalhadores e empresários do setor. Após a conclusão destas etapas é que o edital será lançado.

O novo sistema de transporte público terá  bilhetagem eletrônica,  ampliação de linhas e  direito à gratuidade. Os ônibus também devem ser monitorados por sistema de georreferenciamento, com isso os itinerários   serão acompanhados por aplicativo tanto por usuários como pela fiscalização.

“Está sendo feita a atualização de um estudo de demandas ,para definir a quantidade de usuários do transporte público,  onde estão esses passageiros e para onde eles irão. Em cima da quantidade dos mesmos , o custo da operação”, adianta Saney.

O promotor Eduardo Borges reconheceu o esforço do CIMU  em adotar providências para  solucionar a problemática.

“Resolver um problema não é um passe de mágica. Resolver um problema às vezes é estabelecer uma formalidade, no sentido de resolver as questões”, disse o promotor, afirmando ainda que é importante perceber a “movimentação estatal”.

 

O CIMU e Ministério Público firmaram compromisso de continuar realizando reuniões periódicas para debater a situação do sistema de transporte coletivo de Timon.

da Assessoria.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Prefeitura de Timon promove inclusão com projeto de musicoterapia para crianças com autismo

Na Escola de Artes Beija Flor II, em Timon, a música tem se tornado um poderoso instrumento de cuidado e desenvolvimento. O projeto de...

Timon realizará Conferência sobre agricultura sustentável e solidária

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, promove no próximo dia 30 de setembro, a 1ª Conferência Municipal de...

Críticas ao governo Rafael Brito são infundadas, afirma Ulysses Waquim

O vereador Ulysses Waquim tem assumido a defesa do governo municipal sempre que o vereador Helder Kaik — único entre os 21 parlamentares de...