spot_img
spot_img

Timonenses recebem relatório que atesta qualidade da água fornecida pela concessionária

spot_img
Compartilhe:

O monitoramento de toda a água que é distribuída aos timonenses é realizado 24 horas por equipes capacitadas e segue um rigor permanente para atender aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O Relatório Anual de Qualidade da Água 2020, com a síntese dessas informações, começou a ser entregue esta semana junto com a fatura mensal a todos os consumidores da zona urbana da cidade. A entrega é feita pelos leituristas da concessionária Águas de Timon, que estão devidamente uniformizados, com crachá funcional e adotando todas as medidas de biossegurança necessárias para a prevenção da Covid-19.

Por mês, são realizadas mais de 600 coletas para controle de qualidade da água. O Relatório anual traz os resultados dessas análises. Nos testes, são analisados turbidez, cloro residual livre (CRL), cor, coliformes totais (CT), Ph e Escherichia Coli (E. Coli), cujos parâmetros atendem ao PRC nº 05, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde.

“Nós seguimos realizando diversas ações para manter a qualidade da água distribuída, como instalação de descargas em áreas estratégicas da cidade e manutenções periódicas. O relatório atesta que a água distribuída é potável e segura para ser consumida e esses resultados também podem ser conferidos mensalmente na fatura de água. A entrega do Relatório Anual de Qualidade da Água é uma dentre as várias ações que realizamos junto aos nossos clientes para reforçar nossa relação transparente, de respeito e compromisso”, destaca Tadeu Bezerra, coordenador de operações da Águas de Timon.

A divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água atende ao Decreto Federal 5.440, de 04/05/2005, que institui os instrumentos para que essas informações cheguem ao consumidor. Além do informativo que vem sendo entregue atualmente aos usuários pelos leituristas, a Águas de Timon divulga de forma mensal, nas faturas, o resultado periódico das análises.

*Controle rigoroso* – Além dos investimentos para modernização dos laboratórios e capacitação das equipes, a Águas de Timon também iniciou a instalação de Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) na cidade. Os equipamentos são instalados em pontos estratégicos para a coleta de amostras da água distribuída.

Cada PCQ é ligado à rede de abastecimento e as coletas são feitas de forma periódica, com o objetivo de intensificar o controle da qualidade da água que chega aos timonenses. As primeiras unidades estão sendo instaladas em regiões que já receberam também os Pontos de Controle de Pressão (PCPs), cuja função é monitorar em tempo real a pressão de água na rede, permitindo que a Águas de Timon tenha um mapeamento real do consumo na cidade. Ao todo, 45 equipamentos serão instalados ao longo deste ano.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Feira Virtual promove mais de 50 mil vagas de empregos e estágios

Por James Pimentel Entre os dias 22 e 24 de outubro, serão discutidas as mais recentes novidades do mercado de trabalho, com a participação de...

Dia do Professor: tecnologia e inovação melhoram a qualidade do Ensino Superior, afirmam especialistas

Por James Pimentel A Educação Superior no Brasil melhorou. Os resultados positivos, confirmados por estatísticas oficiais, atestam: a qualidade do ensino superior no Brasil segue...

Com espetáculos abertos ao público, 12º Festival Nacional de Teatro do Piauí inicia nesta quarta-feira (16)

Por Virgiane Passos. Desta quarta-feira (16) até domingo (20), Floriano se tornará a cidade do teatro brasileiro. Isto porque a cidade recebe o 12º Festival...