spot_img
spot_img

Todo enrolado: Juscelino Filho usou dados falsos para justificar gastos com voos de helicóptero

spot_img
Compartilhe:

Documentos apresentados por Juscelino Filho trazem nome de família de SP que diz desconhecer o político

Juscelino Filho, atual ministro das Comunicações do governo do presidente Lula, apresentou documentos com dados falsos para justificar 23 viagens de helicóptero durante as eleições de 2022, informa o jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira, 31.

Em prestação de conta à Justiça Eleitoral, Juscelino – que fez campanha para deputado federal – levou os nomes de três pessoas que ele identificou como “cabos eleitorais”, mas a reportagem apurou que se trata de uma família, um casal e uma menina de dez anos, natural de São Paulo e sem relação com o político.

As viagens de helicóptero foram apresentadas para justificar o gasto de R$ 385 mil do Fundo Eleitoral para a campanha de Juscelino como deputado, mas a família cujo nome aparece nos documentos nega até mesmo conhecer o ministro.

“Isso aí está errado, provavelmente é uma fraude. Não tenho nenhuma ligação com campanha nem com político no Maranhão”, afirmou Daniel Andrade, que aparece na documentação.

Ouvido pelo Estadão, Andrade afirmou já ter usado o serviço da empresa aérea que aparece na documentação, mas para realizar viagens dentro do Estado de São Paulo, e não para o Maranhão, como consta no material enviado à Justiça Eleitoral. “Provavelmente, usaram meu nome e puseram na comprovação de despesas. Eles pegaram a lista de passageiros do voo que eu voei e replicaram”, acrescentou.

Na prestação de contas, a campanha de Juscelino afirma, entretanto, que “todos os voos foram feitos em prol da campanha eleitoral, bem como todas as pessoas que constam nos relatórios prestaram serviços diretamente à campanha”.

Entre as viagens de helicóptero na documentação, está passagens por várias cidades do Maranhão, como Vitorino Freire, município que há anos tem influência política da família de Juscelino.

É nesta cidade que o ministro possui uma fazenda que virou alvo de outra reportagem do jornal, sobre o uso de R$ 5 milhões de reais do orçamento secreto para levar asfalto até suas fazendas.

De acordo com a reportagem, Juscelino direcionou recursos do orçamento para a cidade onde sua irmã, Luanna Rezende (União Brasil), é prefeita. Para a obra, foram contratadas uma empresa de um amigo de longa data do ministro e um engenheiro cuja indicação veio de seu grupo político.

Defesas

Juscelino Filho ainda não se manifestou sobre os dados falsos apresentados à Justiça Eleitoral.

A empresa de helicópteros Rotorfly Táxi Aéreo disse que houve um erro em seu sistema e, por causa disso, o nome da família de SP consta na documentação, que um documento corrigido foi enviado aos advogados do ministro.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Como se destacar e transformar as contratações de final de ano em efetivação

Reportagem/Juliana Castelo Com o final do ano se aproximando, a busca por vagas temporárias em setores como comércio, logística e turismo ganha força. Esse período,...

Estilo na Geração Prateada: IADVH apoia desfile para pessoas  idosas realizado em dezembro

Reportagem/Amanda Couto Celebrar a vida em todas as suas fases é um ato de amor e respeito que deve ser nutrido todos os dias. Quando...

Vereador Ivan do Saborear presidirá sessão de eleição da mesa diretora em 1° de janeiro de 2025

O vereador Ivan do Saborear, pelo critério de antiguidade ou por ser o vereador em idade o mais velho entre seus pares, presidirá a...