O lançamento do Teresina Transforma, realizado nessa quarta-feira (11) no Parque da Cidadania, foi um evento dedicado ao otimismo, empatia e solidariedade. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Autoridades, ONGs, voluntários e instituições se juntaram em um só discurso: o chamamento ao engajamento cívico e a dedicação ao próximo.
“A proposta é encurtar caminhos. Vamos usar a tecnologia a serviço do bem, da sociedade e das pessoas. O poder público é limitado e insuficiente, por isso nós precisamos desses instrumentos, como o Teresina Transforma, para que nos coloquemos a serviço do nosso povo, fazendo o bem para o outro e para nós mesmos. Hoje fazemos uma convocatória ao bom povo de Teresina para que ele se coloque, ainda mais, a serviço de quem precisa. Com essa plataforma, vamos revolucionar o trabalho solidário”, afirmou o prefeito de Teresina, Firmino Filho.
O Teresina Transforma é uma plataforma digital gratuita que faz a ligação entre quem precisa de ajuda e quem quer ajudar. Através do site teresinatransforma.pmt.pi.gov.br qualquer pessoa que queira prestar serviço voluntário pode se cadastrar e oferecer sua ajuda, assim como também instituições ou iniciativas que precisam de mão de obra solidária para prestar seus serviços para a sociedade.
“Hoje foi uma noite de celebração da solidariedade, do valor humano, do engajamento cívico. Essa plataforma representa a profissionalização do movimento solidário. As pessoas que têm uma hora disponível na sua semana, de uma maneira rápida e fácil, podem acessar o site, se cadastrar e oferecer ali a sua ajuda. Do outro lado, uma instituição que precisa daquele serviço vai ver a sua disponibilidade e aceitar a sua oferta. Estamos felizes de disponibilizar essa ferramenta que só fará o bem para nossa cidade”, afirmou o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.
O TT faz parte de um movimento nacional chamado Transforma Brasil, que tem uma experiência exitosa na cidade de Recife, onde em cerca de quatro anos a plataforma digital da capital pernambucana cadastrou mais de 180 mil pessoas e acumulou mais de um milhão de horas de trabalho voluntário.
“Só é possível viver se houver fraternidade, empatia com o próximo. Não é possível viver em paz sendo que tem tanta gente que não tem paz para viver. Por isso, hoje é uma convocatória para que o cidadão ajude a transformar a sua própria cidade. Estivemos no Vaticano, com o papa Francisco, mostrando nosso projeto e ele disse que ‘o voluntariado vai transformar o mundo’. Eu acredito nisso”, afirmou Fábio Silva, presidente do Transforma Brasil.
A implantação da ferramenta na capital piauiense tem sido possível por meio de um processo de mobilização das Organizações não Governamentais (ONGs), instituições, escolas, igrejas e cidadãos que possuem um projeto com engajamento social operantes na cidade. Entre as causas ofertadas pelo transforma, estão as contempladas por categorias como: “Ações Emergenciais”; “Combate à Pobreza”; “Igualdade de Gênero”; “Proteção Animal”; “Refugiados”; e “Saúde”. As entidades e pessoas interessadas em participar do movimento também podem entrar em contato por meio do e-mail [email protected].