A comunidade acadêmica docentes, técnicos, estudantes da UFPI e o sindicato do Instituto Federal do Piauí (IFPI) convocam os meios de comunicação, para uma entrevista coletiva hoje, 11, logo mais às 12h – 13hs, na sede da Adufpi, para denunciar as tentativas de intervenção do Governo Bolsonaro nas eleições para reitor na UFPI.
De acordo com nota enviada ao blogdoribinha e assinada pelas entidades: ADUFPI, SINTUFPI, SINDIFPI, Diretório Central do Estudantes – DCE, a comunidade acadêmica está organizando uma frente de denúncia e enfrentamento da MP 979/2020 – que autoriza o MEC nomear um interventor, inclusive podendo ser um nome de fora da UFPI.
Com o lema ELEIÇÕES LIVRES PARA REITOR, INTERVENTOR NUNCA MAIS! A comunidade acadêmica promete garantir a defesa Da autonomia universitária na escolha constitucional de seu reitor, vamos articular os mecanismos jurídicos como acionar a justiça contra essa medida inconstitucional, vamos realizar uma frente de mobilização interna da comunidade acadêmica para defesa da universidade e vamos articular uma frente política no diálogo com a bancada federal e senadores do Estado, uma vez que a medida precisa ser aprovadas nas casas legislativas.