Os vereadores Antunes Macedo (PSDB) e Raimundo da Ração (SDD), membros da Comissão de Educação e do Trabalho da Câmara, no uso de suas prerrogativas e respaldados na Lei Orgânica que estabelece a eles o direito de fiscalizar os serviços públicos foram impedidos de entrar no Lixão de Timon, instalado na MA-040, no povoado Bom Jardim. Os vereadores estavam acompanhados do diretor legislativo Francisco Borges, que também foi barrado.
Segundo informações dos vereadores, o senhor Araújo, administrador do lixão, alegou ter ordens do prefeito Luciano Leitoa e do superintendente de Limpeza Alexandre Luz para proibir a entrada de pessoas no local.
A visita dos vereadores faz parte de um cronograma de trabalho, fiscalização e acompanhamento dos serviços do município em que os mesmos estão sofrendo com denúncias de irregularidades e apesar das prerrogativas argumentadas e apresentadas pelos membros da comissão, o administrador do lixão não permitiu a entrada dos dois parlamentares.
Segundo os vereadores, a visita tinha caráter fiscalizadora e de inspeção para saber como estão as condições de trabalho dos funcionários que trabalham no lixão e verificar o acondicionamento do lixo.
Raimundo da Ração e Antunes Macedo não quiseram adiantar que medidas irão adotar para primeiro, terem acesso às instalações do lixão e para constestarem a decisão do prefeito e do secretário cumprida à risca pelo servidor.
Antes de fechar esta reportagem, o vereador Antunes nos informou que conseguiu falar com o secretário e o mesmo se prontificou a ir amanhã no lixão, além disso, o vereador Uilma Resende ligou para os vereadores informando que estava autorizado a entrada. Antunes disse que a comissão deverá se reunir para a avaliar a situação, mas de agora em diante, se for necessário requisitar força policial isso será feito.