Tramita na Câmara de Timon projeto de autoria do vereador Ramon Junior (PP), que obriga os bancos a instalarem caixas eletrônicos especiais para atender às necessidades de portadores de deficiências.
De acordo com justificativa do vereador apresentada na defesa e aprovação do projeto, as pessoas com necessidades especiais têm dificuldades para acessar e fazer operações bancárias em caixas com altura normal, e seu projeto obriga as instituições bancárias a instalarem caixas eletrônicos com alturas reduzidas para que pessoas que usam cadeira de rodas possam utilizarem com mais dignidade e respeito o caixa eletrônico.
No mesmo projeto obriga que os caixas eletrônicos, destaca o vereador em seu projeto, que eles possuam teclados em braille e acessórios de áudio para pessoas com deficiência visual.
Esse, de acordo com o vereador, foi encaminhado para CCJ da câmara municipal logo depois passará pela votação em plenário e caso seja sancionado pelo Executivo, será necessário que a população com necessidades especiais e as entidades que defendem políticas de acessibilidade e inclusão dos portadores de deficiência cobrem dos bancos sua efetivação para que ele não sofra solução de continuidade e não chegue as beneficiados, disse Ramon Júnior.
“Nosso projeto visa garantir mais acessibilidade às pessoas com deficiências a utilizarem os serviços bancários, percebemos a dificuldade dessas pessoas para utilizarem caixas eletrônicos, vejam nas ilustrações a diferença de altura e como é constrangedor para essas pessoas”, disse o vereador