spot_img
spot_img

Exercícios de mobilidade antes do treino ajudam a diminuir lesões? Especialista explica

spot_img
Compartilhe:
O treino de mobilidade visa potencializar a funcionalidade das articulações do corpo

Por Elainy Castro

Se você é assíduo na academia ou se interessa pelo mundo fitness, já deve ter ouvido a expressão “músculo encurtado não cresce” bem como o conselho dos especialistas para fazer exercícios de mobilidade e alongamento”. Mas você sabe o que é cada tipo de treino e qual a finalidade de cada um?

MOBILIDADE E ALONGAMENTO

O professor do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio São Luís, Hirlon Braga, explica que, embora semelhantes, cada prática tem um objetivo. O treino de mobilidade visa potencializar a funcionalidade das articulações do corpo, diminuindo a rigidez e aumentando tanto o tempo de vida útil quanto a mobilidade, fatores que tendem a ser prejudicados com o avançar da idade. Já os exercícios de alongamento atuam nos músculos que, às vezes, estão encurtados devido à inatividade e envelhecimento.

Segundo o especialista, os dois tipos de exercício podem ser realizados em qualquer lugar e com o peso do próprio corpo. Porém, a falta de direcionamento nas atividades pode causar lesões, razão pela qual o professor frisa a importância de acompanhamento profissional. “A orientação é que o aluno, ao fazer os treinos de alongamento e mobilidade, busque a ajuda de um profissional. A falta de exercícios direcionados para essa capacidade física pode levar a alterações na função muscular e até reduzir os níveis de amplitude de movimento, prejudicando o desempenho esportivo e impactando a vida diária”, afirma.

BENEFÍCIOS DA MOBILIDADE

Hirlon diz que existem pesquisas que abordam os benefícios da mobilidade e como ela se relaciona, principalmente, no pré-exercício, seus componentes e os efeitos fisiológicos no desempenho. Entre os principais ganhos com a atividade estão: maior amplitude na hora de realizar o treino de musculação ou outro exercício, diminuição de lesões e dores, aumento de força, melhora na postura, consciência corporal e redução do estresse nas articulações.

MOBILIDADE ANTES DO TREINO

Os exercícios de mobilidade antes do treino de força auxiliarão os membros a suportar cargas maiores, com maior amplitude. “Os estudos evidenciam que os benefícios do treinamento de mobilidade articular são mais eficientes quando associados aos protocolos que um aquecimento ativo promove no pré-exercício, em esportes e meios de treinamento que exigem principalmente de uma maior amplitude de movimento funcional, força e mudanças multidirecionais”, finaliza.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Barras de proteína: quando posso comer e para que servem?

Por Juliana Castelo Práticas, fáceis de carregar na bolsa para qualquer lugar e saborosas! As barras de proteína são opções rápidas para repor os nutrientes...

Equatorial Maranhão alerta para a prevenção de acidentes com energia elétrica por causa dos alagamentos e enchentes

As fortes chuvas estão causando consequências em vários municípios maranhenses. De acordo com informações da Defesa Civil do Maranhão, 15 municípios já decretaram situação...

Uilma Resende sai em defesa dos farmacistas de Timon contra multas absurdas do Conselho

https://youtu.be/iFpOEXb2kds O vereador Uilma Resende denunciou ontem, 10, da tribuna da Câmara de Timon o que ele chamou de concorrência predatória dos grandes grupos farmacistas...