spot_img
spot_img

Outubro Rosa: aprenda como fazer o autoexame em três passos

spot_img
Compartilhe:

Prática deve ser realizada uma vez ao mês é é fundamental para detectar lesões precoces do câncer de mama
Reportagem/Juliana Castelo
As campanhas dos meses coloridos, como o Outubro Rosa, lembram que cuidar de si mesma é, sem dúvidas, um ato de amor. Mas você realmente sabe o que procurar ao fazer o autoexame das mamas e como fazer isso da maneira certa? Chegou a hora de descomplicar o autoexame e relembrar que ele salva vidas ao abrir portas para a detecção e o tratamento precoce de doenças como o câncer de mama.
Para começar, é importante saber que esta prática pode ser feita a cada mês, preferencialmente sete dias após o fim da menstruação, quando as mamas estão menos inchadas. A professora de Biomedicina da Estácio, Sulayne Araújo, detalha o processo. “O autoexame serve para detectar pontos de atenção como inchaço, presença de nódulos ou mudanças na textura e na cor da pele. Lembrando que, apesar de muito importante, ele não substitui a mamografia, o exame que é considerado padrão ouro para a detecção precoce do câncer de mama”, afirma.
De acordo com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no levantamento de indicadores publicado no dia 3 de outubro, o Brasil deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025. O relatório mostra também que o SUS realizou 4,4 milhões de mamografias em 2024, sendo 2,6 milhões em mulheres da faixa etária prioritária de 50 a 74 anos. Ou seja, o que não faltam são motivos para incluir esse cuidado na sua rotina.
Em três passos simples, Sulayne explica como fazer o autoexame. Veja abaixo:
Passo 1: o espelho
Fique em frente ao espelho e levante os braços. Observe atentamente: “Há alguma mudança na forma, textura ou cor das suas mamas? Esta etapa visual é fundamental”, explica Sulayne.
Passo 2: o toque
“Comece tocando a pele delicadamente com a ponta dos dedos, sentindo a superfície”, explica a biomédica. Em seguida, aumente a pressão usando a parte de cima dos dedos, cobrindo toda a área da mama e axilas para sentir tecidos mais superficiais. “A partir daí, pressione mais fundo, até sentir a costela, garantindo que os tecidos internos também sejam mapeados”, conclui.
Passo 03: o sinal de alerta
Os sinais que devem ser observados durante o autoexame das mamas são: assimetria nova entre as mamas, isto é, uma mudança de formato ou tamanho que não estava ali antes; mudanças na textura da pele, como ondulações ou enrugamento; ou secreções saindo do mamilo. “Se notar qualquer um destes itens, a regra é clara: procure um médico imediatamente”, recomenda a profissional.
A professora Sulayne reforça, ainda, que o autoexame é apenas um complemento. “A mulher também deve fazer suas consultas regularmente, realizar os exames solicitados pelo médico e retornar às consultas para compreender os resultados a partir de uma fala especializada”, ressalta.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Reconstruir o corpo e a alma: o desafio do câncer de mama no Maranhão

O Maranhão registrou mais de 1.060 novos casos em 2024 Reportagem/Jherry Dell'Marh Quando o médico disse para Maria das Dores que ela precisaria retirar os...

Guerra e paz dentro de casa

Aprenda a separar (ou não) as brigas entre irmãos no dia a dia Reportagem/Juliana Castelo Disputas entre irmãos são uma parte comum da vida em família....

Após discussão mais ampla, Câmara aprova projeto de gestão democrática no ensino de Timon

O Projeto de Lei nº 125/2025, que institui a Gestão Democrática do Ensino na Rede Municipal, voltou a ser discutido e aprovado hoje, 20,...