spot_img
spot_img

Prefeito Sílvio Mendes assina convocação de 351 concursados para a saúde municipal

spot_img
Compartilhe:
O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, oficializou a convocação de 351 candidatos aprovados no Concurso Público da Fundação Municipal de Saúde, na manhã desta quarta-feira (15), na sede do Palácio da Cidade.
A convocação foi acompanhada pelo Presidente da FMS, Charles da Silveira, e demais auxiliares da gestão municipal. O certame foi realizado em 2024 pelo Instituto Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) e, de acordo com o Prefeito, os profissionais deverão assumir tão logo a parte burocrática da convocação seja finalizada.
“A convocação dos concursados para a saúde municipal acontece com o objetivo de atender a população que precisa ser assistida. Saúde de qualidade é um direito dos teresinenses e vamos corrigir o que precisa ser corrigido. Por isso, estamos chamando estes concursados”, destacou o prefeito.
Foram chamados 129 médicos, 38 enfermeiros, 15 cirurgiões-dentistas, 101 técnicos em enfermagem, 13 técnicos em farmácia, 14 auxiliares de saúde bucal e 41 auxiliares de administração. Os profissionais serão lotados nas Unidades Básicas de Saúde para assistir o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) da FMS.
Na solenidade, o presidente da FMS, Charles Silveira destacou o compromisso que o prefeito Silvio Mendes sempre teve com a Saúde de Teresina nas gestões anteriores. “Ao longo da história, o Silvio convocou milhares de servidores para o quadro da saúde. E essa gestão tem de sobrecomum com o Silvio o compromisso com o concurso público. Chamar 129 médicos é uma revolução que se pode fazer no atendimento da atenção básica em Teresina que está recebendo profissionais qualificados. A cidade registra um momento importante para a saúde e, com esse ato, teremos uma Saúde cada vez melhor.
A convocação dos 351 aprovados acontece menos de uma semana após a divulgação do Decreto nº 27.565, de 9 de janeiro de 2025, que dispõe sobre a decretação de emergência em saúde pública no município de Teresina. A ação foi tomada em face da grave situação constatada pela atual gestão, que constatou a precariedade de instalações hospitalares, o desabastecimento generalizado de medicamentos e insumos na FMS, além da ausência de contratos com prestadoras de serviços essenciais. A medida emergencial impediu a interrupção dos serviços essenciais aos teresinenses.
A expectativa da Prefeitura de Teresina é que, até o final do mês de janeiro, sejam convocados mais profissionais da área da saúde. A próxima chamada visa atender demandas da média e alta complexidade, tais como hospitais, maternidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Entidades sem fins lucrativos de todo o país podem contratar mais de 21,2 mil novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

Serão viabilizadas 40% das novas habitações em imóveis concedidos pela União, parte do programa Imóvel da Gente Mais de 21,2 mil novas moradias já podem...

Produtos tarifados por Trump serão comprados pelo governo sem licitação e usados na merenda escolar

O Governo Federal vai comprar açaí, uva, água de coco, mel, manga, pescados e castanhas diretamente de produtores afetados pelo aumento das tarifas dos...

Remédios que você joga no lixo podem causar problemas para o solo, a natureza e os seres humanos

Reportagem/Juliana Castelo Seu armário de remédios está cheio de caixinhas vencidas ou que não são mais usadas? Não dá para jogar fora de qualquer jeito!...