spot_img
spot_img

Tomar vitaminas sem orientação médica pode fazer mal?

spot_img
Compartilhe:

Reportagem/Juliana Castelo
Sem dúvidas você já ouviu falar que vitaminas são essenciais para a nossa saúde. E é verdade. Elas ajudam o corpo a funcionar da forma correta, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo a energia em dia. Mas será que é seguro sair tomando vitaminas à vontade, sem falar com um médico primeiro? Muitas pessoas têm adotado a prática de comprar suplementos vitamínicos sem consultar um profissional de saúde. A ideia de que “mais é melhor” pode parecer tentadora, mas essa atitude pode trazer riscos sérios.
Existem substâncias muito importantes que o organismo não consegue produzir sozinho. Por isso, as vitaminas, que são externas ao corpo, cumprem a função de suprir essa necessidade. E sim, você precisa de 13 vitaminas. Primeiro vêm as nove vitaminas solúveis em água, que incluem a vitamina C e as do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12). E depois vêm as quatro vitaminas lipossolúveis (que não se diluem na água), ou seja, as vitaminas A, E, K e D.
Por meio da alimentação vegetal, dá para consumir a maioria das vitaminas que o nosso corpo precisa. Mas, de acordo com a professora do curso de Farmácia do Centro Universitário Estácio São Luís, Elisângella Mota, existe uma exceção: a vitamina B12. “Essa vitamina está presente em alimentos de origem animal. Por este motivo, as dietas veganas devem ser complementadas por esta vitamina na forma de suplemento nutricional”, afirma.
Mas e quando se exagera na ingestão de vitaminas? Esse uso indiscriminado tem nome: a hipervitaminose, que gera intoxicação no organismo. “Isso pode acontecer por tomar suplementos vitamínicos sem indicação médica. Os sintomas variam de acordo com o tipo de vitamina em excesso e podem incluir náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, fraqueza, aumento da pressão arterial, dor nos ossos, pedras nos rins, insuficiência renal, queda de cabelo, lábios rachados e pele seca”, explica a professora.
Ficou curioso para saber o que cada vitamina em excesso causa? Elisângela cita alguns exemplos. “A intoxicação por vitamina A pode ser aguda ou crônica. A maioria das pessoas se recupera completamente quando para de tomar suplementos de vitamina A. A hipervitaminose D pode causar problemas neuropsiquiátricos, gastrintestinais, cardiovasculares e renais. Já a hipervitaminose C pode provocar diarreia e a formação de cálculos urinários e a hipervitaminose E pode propiciar hemorragias”, destaca.
Por isso, da próxima vez que pensar em comprar, por conta própria, aquelas vitaminas que “todo mundo fala”, lembre-se: a orientação médica é fundamental. “Antes de começar a tomar qualquer tipo de vitamina, o ideal é conversar com um médico ou nutricionista. Eles podem fazer exames e indicar quais nutrientes você realmente precisa. Afinal, cada corpo é único e tem suas próprias necessidades”, finaliza a farmacêutica.
Blog do Ribinha

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Remédios que você joga no lixo podem causar problemas para o solo, a natureza e os seres humanos

Reportagem/Juliana Castelo Seu armário de remédios está cheio de caixinhas vencidas ou que não são mais usadas? Não dá para jogar fora de qualquer jeito!...

Solteirice em alta: entre o peso da solidão e a leveza da liberdade

Reportagem/Jherry Dell'Marh Estar solteiro é liberdade ou solidão?  Para Camila Duarte, 33 anos, fisioterapeuta, é sinônimo de autodescoberta. Para Rogério Almeida, 37, contador, ainda...

Jejum antes de exames e procedimentos médicos: por que é necessário e quantas horas são indicadas?

Reportagem/Juliana Castelo Sabe quando você vai fazer um exame de sangue ou precisa passar por algum procedimento médico e o primeiro aviso é: "Fique em...