
O Movimento Piauí Livre (MPL) confirmou, nesse final de semana, que o ex-deputado federal José Maia Filho, o Mainha (PL), e o ex-candidato a prefeito de Teresina, Tonny Kerley (Novo), serão pré-candidatos a governador nas próximas eleições estaduais de 2026. O MPL também confirmou como pré-candidatos ao Senado Federal os nomes do ex-secretário municipal de Esportes (SEMEL) da capital, Jorge Lopes; e do ex-governador e ex-senador Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa. A informação é do próprio Jorge Lopes, líder e coordenador do MPL.
Segundo Jorge Lopes, essas definições aconteceram durante o 1º Encontro Regional do MPL, realizado em Angical do Piauí, onde simultaneamente ocorreu o 2º Dia de Campo, maior evento do agronegócio do Médio Parnaíba, realizado na Fazenda Pensamento. “Queremos o Piauí unido, livre e próspero, pois foi confirmada a pré-candidatura do ex-deputado Mainha ao governo pelo presidente [estadual] do PL, Tiago Junqueira, que passa a ser um bom nome para a Câmara Federal”, declarou Lopes. “Conta também com a pré-candidatura de Tonny Kerley ao governo”, completou o líder do MPL.
Ele acrescentou: “os líderes do MPL já vinham trabalhando o nome do ex-secretário de Esportes, Jorge Lopes, para o Senado, juntamente com o ex-governador Mão Santa”. Em entrevista concedida à Rádio Angical FM, Jorge Lopes disse ainda que “o MPL saiu do evento fortalecido na região do Médio Parnaíba”. “O nosso propósito foi atingido”, comemorou o coordenador do movimento político-partidário que tem agregado várias siglas conservadoras, à direita no espectro piauiense de correlação de forças.
2º Dia de Campo
Jorge Lopes igualmente comemorou a realização do 2º Dia de Campo, realizado simultaneamente ao 1º Encontro Regional do MPL, em Angical do Piauí. O líder do MPL destacou a importância do 2º Dia de Campo, organizado pelo pecuarista Maurício Soares, integrante da coordenação de Desenvolvimento Agropecuário do Movimento Piauí Livre. De acordo com Jorge Lopes, no 2º Dia de Campo circularam aproximadamente 500 pessoas, entre pecuaristas, produtores rurais, empresários, expositores, líderes políticos, imprensa e servidores públicos e cidadãos de vários municípios.
“Destaque-se a presença do presidente do PL, Tiago Junqueira; do presidente [estadual] do PP, Joel Rodrigues; do ex-deputado Federal Mainha; e do deputado estadual João Madison (MDB).” O MPL já conta atualmente com a participação de lideranças, como os ex-governadores Mão Santa e Freitas Neto, o ex-senador Elmano Férrer, vereadores e ex-candidatos à Prefeitura de Teresina. Na avaliação de Jorge Lopes, o movimento continua a crescer em termos de relevância no atual cenário piauiense e promete surpreender nas próximas eleições estaduais.