spot_img
spot_img

Plano de enfrentamento à violência na pandemia é apresentado para municípios piauienses

spot_img
Compartilhe:

Nesta sexta-feira (19), a secretária Municipal de Políticas para as Mulheres de Teresina, Macilane Gomes, participou de um diálogo virtual com as representantes dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) de diversos municípios do Piauí. Realizado pela Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Estado, a secretária compartilhou práticas exitosas desenvolvidas pela SMPM durante o período de pandemia.

Segundo a secretária, o distanciamento social obrigatório registrou aumento exponencial nas situações de violência de gênero.  Diante desse contexto, foi necessário adequar o planejamento estratégico da SMPM para um plano emergencial denominado ‘Teresina para elas’.

“Nosso principal objetivo era de criar novas estratégias de ações que chegassem até as mulheres em situação de violência ou em risco, que neste período estão passando mais tempo com seus agressores. Assim, pensamos formas de ajudar também quem não têm acesso à tecnologia (aparelho telefônico, internet) nem dispõe de uma rede de apoio. Para isso, estamos fazendo uma ampla divulgação dos meios disponíveis para denúncias, orientações nos diversos canais de comunicação como rádios, redes sociais, TVs e dentre outros”, pontua Macilane.

Outra atividade bastante importante executada a partir desse período de distanciamento social foi o acompanhamento da Guarda Maria da Penha às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. “Inicialmente, serão acompanhadas pela Guarda o total de 57 mulheres do Centro de Referência Esperança Garcia (CREG).Todas tiveram a decisão judicial de medida protetiva homologada antes do período de isolamento”, esclarece a secretária.

Para a representante da OPM de Cocal de Telha, Ronnycleyde Oliveira, o compartilhamento de informações e do plano estratégico de Teresina é bastante relevante, pois além das práticas já desenvolvidas no município para esse enfrentamento à violência contra a mulher, o novo aprendizado abre a visão para a realização de novas práticas.

“Em nossa cidade já desenvolvemos o projeto ‘Você não está Sozinha’, que além de trabalhar o empoderamento dessa mulher, trabalha também o encorajamento a denúncia. Mas algumas das experiências como a expansão dos canais de comunicação, já desenvolvidas na capital, devem ser também brevemente aplicadas por nós”, afirma Ronnycleyde Oliveira.

Na oportunidade participaram do encontro virtual, representantes de Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs), dos municípios de Pedro II, Sussuapara, Cocal de Telha, São Raimundo Nonato e São João do Piauí.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Meire Nocito: Impactos da restrição do uso de celulares no ambiente escolar

  Como limitar o uso de dispositivos móveis em escolas pode favorecer o aprendizado e a convivência social dos alunos Crédito: Colégio Visconde de Porto Seguro A...

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

Reportagem/Virgiane Passos As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de entrega acontecerá em dezembro,...

Rafael Milhomem é reconduzido à presidência da OAB Timon

Reportagem/Gabriel Sampaio A advocacia timonense, matoense e parnaramense reafirmou sua confiança no trabalho do advogado Rafael Milhomem, reconduzindo-o ao cargo de presidente da OAB Subseção...