spot_img
spot_img

População de Teresina ganha sua 91ª Unidade Básica de Saúde

spot_img
Compartilhe:

“Nós estamos maravilhados de termos recebido essa graça divina que é esta nova casa e só queremos agradecer”. Com estas palavras, a usuária Ana Lúcia traduziu o sentimento das comunidades dos bairros Catarina, Morada Nova, Parque Universitário e adjacências, que receberam na noite de terça-feira (04) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mirtes das Neves Moura. Esta é a 91ª UBS a ser instalada em Teresina, e atende os anseios da população da região, que queria estar mais próxima das equipes de saúde que os atendem.

A nova UBS, que já está em funcionamento, abriga duas equipes Estratégia Saúde da Família (formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde), que antes atuavam em unidades mais distantes de sua área de cobertura. Nela, são disponibilizados serviços como consultas médicas, de enfermagem e de odontologia, vacina, coleta, além de procedimentos como curativos, administração de medicação, retirada de pontos e nebulização.

O prefeito Firmino Filho comentou que a nova UBS faz parte das iniciativas de dar uma melhor qualidade de vida àquela região, que em 2019 passou por uma tragédia com o rompimento de uma lagoa no Parque Rodoviário. “Nós entendemos a importância da promoção da qualidade de vida e da prevenção, assim como do trabalho da atenção básica como porta de entrada da saúde pública. Não existe sistema de saúde pública de qualidade, estruturado, sem uma atenção básica forte”, disse o prefeito.

Cerca de 7 mil pessoas serão beneficiadas pela estrutura, que custou aos cofres públicos um total de R$ 1.062.714,50. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, enfatizou que por trás da estrutura existe ainda todo o esforço coletivo de profissionais, feito de maneira planejada para alcançar e atender toda a população. “Nós da FMS trabalhamos com o norte de acolher, atender, tratar e dar dignidade, é isso que faz com que nosso trabalho seja forte, porque os 10.350 servidores vivenciam diariamente a busca permanente pela saúde do teresinense”, disse ele.

Homenageada

A UBS leva o nome de Mirtes das Neves Moura, enfermeira teresinense nascida em 27 de junho de 1927, mãe de oito filhos e sete netos. Aos 14 anos, em plena 2ª Guerra, trabalhou para a na Santa Casa de Misericórdia. Fez parte do primeiro grupo de enfermagem do Hospital Getúlio Vargas, e prestou serviços em sua área na assistência social do Palácio de Karnak, além de cuidar de vizinhos e amigos no bairro Vila Operária.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Em mais uma edição, Projeto PRÉ-Para aproxima alunos timonenses da aprovação no ENEM

“O PRÉ-Para é uma grande oportunidade de estudos e preparo para o Enem, é um grande passo para o futuro.” A frase da estudante...

Muito além de uma conexão para os Lençóis: SLZ respira arte e cultura

  Com o crescimento da cena artística e a valorização de seu patrimônio, a capital maranhense ganha destaque e promete virada como destino turístico Por um...

15ª Conferência Municipal de Saúde de Timon debate fortalecimento do SUS

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (11) a 15ª Conferência...