spot_img
spot_img

Deputada Janaína é destaque em evento representando a presidência e a bancada feminina na Assembléia

spot_img
Compartilhe:

O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Maranhão por meio da Escola Superior de Controle Externo.

A deputada estadual Janaína Ramos, foi a representante da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão Iracema Vale e da bancada feminina na Mesa de Diálogo – É da Conta Dela: entenda a importância das mulheres nas contas públicas, com ênfase no papel feminino no controle externo”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), por meio da Escex- Escola Superior de Controle Externo, realizado no último dia 30.

O encontro, que teve a participação de diversas palestrantes, aconteceu por iniciativa da Liderança Pedagógica 3 – Controle Social da Técnica de Controle Externo, Jane Marta Matos. “Este evento enfatiza o protagonismo e a importância da participação efetiva da mulher no processo de democracia relacionada às práticas e gestão das coisas públicas”, diz a líder da ação.

Em sua participação no evento, a Deputada Janaína Ramos destacou a conquista da mulheres na sociedade. “A cada dia mais mulheres têm conquistado espaços de poder e decisão. Na política, entre os anos de 2016 e 2022, o Brasil teve a maioria do eleitorado (52%) constituído por mulheres. Fico feliz em participar de um evento como este, que aborda a importância das mulheres nas contas públicas, demonstrando a necessidade que ainda temos de levantar este tema em diálogos por todos os ambientes da sociedade, pois para o fortalecimento, garantia e ampliação das políticas públicas é preciso fomentar o debate e contar com o comprometimento de todos, do poder público e da sociedade civil”, declarou a deputada.

“Com a realização deste evento, demonstramos a necessidade que ainda temos de levantar este tema em diálogos por todos os ambientes. Pois para o fortalecer, garantir e ampliar políticas públicas é necessário fomentar o debate e contar com o comprometimento de todos, do poder público e da sociedade civil”, disse.

“Por isso afirmo que é da nossa conta, é também nossa função enquanto mulheres e cidadãs o acompanhamento da aplicação correta e da eficácia dos recursos públicos e que eles estejam voltados à Assistência Social, Educação e Saúde”, enfatizou.

“Reforço ainda que acredito e defendo o aumento da participação delas em todas as esferas do serviço público, isso é garantir que as perspectivas das mulheres sejam levadas em consideração nas políticas e nas decisões públicas”, pontuou a deputada.

Participaram das mesas: Flávia Gonzalez Leite – Procuradora de Contas TCE/MA; deputada Janaína Ramos, representante da presidente da ALEMA; Kels Cilene Pereira Carvalho, auditora de Controle Externo- NUFIS – TCE/MA; Luzimar Lopes, coordenadora Municipal da Mulher de São Luís; Lilia Barbosa, auditora de Controle Externo NUFIS; Danyelle Bitencourt, ouvidora da Mulher/TJMA; Kariadine Maia, presidente Estadual da Ação da Mulher Trabalhista; Sílvia Leite, presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina – CMCF.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Águas de Timon promove mutirão para cadastro da Tarifa Especial no CRAS Vila João Reis

Timon, 16 de setembro de 2025 - A Águas de Timon, realiza nesta quarta-feira (17), mais uma edição do mutirão Mais por Timon, iniciativa...

Dia Internacional da Identidade: como a Thales contribui para um futuro digital seguro e inclusivo

*Wellington Rodrigues Fonte: Freepik No dia 16 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Identidade, uma data que reforça a importância de garantir que todas...

Desperdício zero: veja dicas para aproveitar tudo na sua cozinha

Reportagem/Julina Castelo. Você já se deu conta de quantos alimentos acabam indo parar no lixo todos os dias? Sem dúvidas, ver a comida que não...