spot_img
spot_img

Muito além da alface: confira razões para acrescentar outras folhagens à sua salada

spot_img
Compartilhe:
Por James Pimentel
“Quer acrescentar salada?”, pergunta o atendente. “Sim, alface e tomate”. É como se no nosso imaginário houvesse apenas essa combinação de folha e fruta (sim, tomate é fruta) que a natureza proporciona. Segundo o nutricionista do Grupo Mateus, Igor Marinho, essa prática pode deixar de lado uma gama de folhagens que trazem inúmeros benefícios à saúde.
“A maioria das pessoas não dá a si próprias a oportunidade de acrescentar outras folhas como espinafre, chicória, agrião, rúcula, almeirão, acelga e escarola”, afirma Marinho. “Essas folhagens são ricas em nutrientes essenciais para a nossa alimentação e ajudam na prevenção de diversas doenças”.
Divididas entre folhas de cores claras e escuras, cada uma delas apresenta especificidades nutricionais. “Não existe uma folhagem melhor que a outra”, pontua o nutricionista. “A diferença está na composição nutricional, mas todas compartilham propriedades como fibras, antioxidantes, ferro, zinco, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas A, K e do complexo B.”
Para potencializar os benefícios, Marinho recomenda o consumo de até duas variedades de folhas por dia, alternando entre as claras e as escuras. “Essa variação aumenta a biodisponibilidade das fibras nas saladas”, explica.
Os benefícios das folhas não param por aí. Na era das dietas “detox”, alimentos como a couve ganharam notoriedade. “Você já ouviu falar de algum suco detox sem couve?”, brinca o nutri, ao destacar que essa folha é a base de muitos sucos antioxidantes. “Essas folhagens são ricas em antioxidantes e fibras, atuando como uma ‘varredura’ no organismo, eliminando toxinas e equilibrando a glicose e a gordura corporal”.
Além disso, o nutricionista reforça que esses vegetais são baixos em calorias, o que os torna uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada. Contudo, ele alerta que as folhagens devem ser apenas uma parte de um plano alimentar completo. “O ideal é manter uma alimentação saudável em geral, fazendo com que as folhagens sejam apenas um pilar desse processo”, finaliza.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Em mais uma edição, Projeto PRÉ-Para aproxima alunos timonenses da aprovação no ENEM

“O PRÉ-Para é uma grande oportunidade de estudos e preparo para o Enem, é um grande passo para o futuro.” A frase da estudante...

Muito além de uma conexão para os Lençóis: SLZ respira arte e cultura

  Com o crescimento da cena artística e a valorização de seu patrimônio, a capital maranhense ganha destaque e promete virada como destino turístico Por um...

15ª Conferência Municipal de Saúde de Timon debate fortalecimento do SUS

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (11) a 15ª Conferência...