spot_img
spot_img

HPV: Hapvida realiza exame com tecnologia de ponta para auxiliar a prevenção do câncer

spot_img
Compartilhe:
Reportagem/Juliana Castelo
O papilomavírus humano (HPV) possui mais de 200 variações, algumas delas associadas a um alto risco de desenvolvimento de câncer. Identificar a genotipagem por meio de um exame de rastreamento é fundamental para prevenir complicações. A Hapvida utiliza um equipamento de última geração capaz de detectar subtipos de baixo e de alto risco que podem afetar a região genital e estar relacionados ao desenvolvimento de cânceres no útero, na vagina, na vulva, no ânus, no pênis, na orofaringe e na boca.
Esse diagnóstico é realizado nos dois Núcleos Técnicos Operacionais (NTOs) da companhia, superlaboratórios que se destacam pela inovação, alta tecnologia e qualidade na análise diagnóstica. “Realizamos esse exame internamente por meio da biologia molecular, utilizando equipamentos que garantem a entrega do resultado em poucas horas. Nosso compromisso é oferecer tecnologia de ponta, controle de qualidade e agilidade, permitindo que o paciente inicie seu tratamento o quanto antes”, explica Louise Fabri, gerente dos NTOs da Hapvida.
O exame utiliza metodologias de alta sensibilidade e especificidade, permitindo a detecção precoce de lesões antes que evoluam para um câncer.
“As triagens tradicionais apenas informam a presença ou não do vírus, enquanto essa técnica fornece informações detalhadas sobre o genótipo do HPV, permitindo que os médicos avaliem o grau de risco e tracem um plano terapêutico personalizado”, informa Cidéria Costa, diretora executiva de Medicina Diagnóstica da Hapvida.
Estima-se que, até o fim de 2025, sejam realizados, via NTO, mais de 12 mil exames utilizando essa tecnologia.
HPV e o câncer de colo de útero
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas das neoplasias mamárias e colorretais.
Embora seja uma doença grave, o câncer do colo do útero pode ser prevenido de maneira eficaz por meio da vacinação contra o HPV (disponível no SUS) e do rastreamento regular da condição. O INCA estima que, no Brasil, mais de 16 mil novos casos sejam diagnosticados anualmente e cerca de cinco mil mulheres morram em decorrência da doença. Cerca de 99% dos casos estão relacionados à infecção pelo papilomavírus humano, especialmente pelos tipos de alto risco.
Para o médico ginecologista obstetra da Hapvida, Leonardo Coelho, a morte por câncer de colo de útero está entre as primeiras posições – a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres, segundo o Ministério da Saúde –, mesmo com alto potencial de prevenção, pois muitas pacientes recebem o diagnóstico com a doença já avançada.
“A maioria das lesões precursoras são assintomáticas, descobertas durante o exame. A recomendação do início do rastreamento, com ausência de sintomas, é a partir dos 21 anos de idade. Caso a mulher identifique alguma lesão na região genital, ou tenha dúvidas, a consulta pode (e deve) ser antecipada para qualquer momento incluindo a adolescência”, orienta o especialista.
Mesmo assintomático nos estágios iniciais, o câncer de colo do útero pode provocar sintomas à medida que avança, como sangramento vaginal anormal, especialmente após relações sexuais, corrimento com odor forte, dor pélvica persistente e desconforto durante o ato sexual.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Águas de Timon comunica interdição de via para obras de saneamento

COMUNICADO A Águas de Timon informa que realizará, neste sábado (31), obras de melhoria no sistema de esgotamento sanitário na Avenida Benedito Ferreira Campos. Em...

Prefeitura de Timon realiza ação integrada com crianças do CRAS Vila João Reis no Parque Sucupira

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizou nesta sexta-feira (30) uma ação de integração promovida pelo CRAS...

Prefeitura de Timon disponibiliza ponto de vacinação no Cocais Shopping aos sábados

A Prefeitura de Timon, com o objetivo de ampliar o acesso à vacinação para toda a população, disponibiliza um ponto de vacinação no Cocais...