spot_img
spot_img

Produção da Paixão de Cristo de Floriano detalha bastidores da preparação dos atores nacionais

spot_img
Compartilhe:

Faltando cerca de um mês para a realização da maior encenação da Paixão de Cristo do Piauí, o Grupo Escalet revela detalhes dos bastidores da preparação do elenco convidado que, este ano, reunirá Ana Lúcia Torre (Maria), Thiago Rodrigues (Jesus), Totia Meireles (Herodias), Sérgio Marone (Pilatos), Zezeh Barbosa (Madalena) e Jefferson Mendes (Herodes).

César Crispim, diretor do espetáculo, conta que a Paixão de Cristo de Floriano começa a ser preparada no mês de agosto do ano anterior. “Em agosto nós iniciamos a escolha do elenco convidado, checando a disponibilidade de datas dos atores, se eles se identificam com o formato da nossa apresentação que é em dublagem, pois, nosso teatro possui 45 mil metros quadrados, com mais de 350 pessoas no elenco, mais de 5 mil pessoas assistindo, então, ficaria muito dificil fazer sem a dublagem; além das tratativas de qual personagem cada ator e atriz vai interpretar”, pontua Crispim, acrescentando que todo esse processo só finaliza entre outubro e novembro.

Logo em seguida, no mês de dezembro, acontecem as provas de figurinos, gravação de vozes, testes de maquiagem – tudo na cidade do Rio de Janeiro (RJ). “A preparação do figurino é feita no mês de dezembro, quando fazemos os testes e ajustes necessários. Às vezes, fazemos dois, três figurinos para o ator escolher qual ele mais se identifica. Trocamos o manto, uma túnica, acrescentamos um cinto, colocamos um bico no vestido e, assim, vamos testando até chegar no figurino final”, explica.

É nesta viagem que também é definida a maquiagem, considerando todo o contexto que remonte ao período. “Nós estamos falando de um espetáculo de mais de 2 mil anos atrás. E nós sabemos que, naquela época, existia uma maquiagem, mas era muito mais para os egípcios e um pouco para os romanos, já os judeus não usavam maquiagem. Então, a maquiagem que é feita num ator que era judeu, como Jesus, Maria, Madalena, Pedro, é bem suave, para realçar o rosto, não é na intenção de estarem maquiados para uma ocasião de festa, etc. Já Pilatos, por exemplo, já tem um contorno do olho mais marcado, mais expressivo, com lápis negro. Herodias também tem uma maquiagem mais forte”, detalha.

A Paixão de Cristo de Floriano 2024 acontecerá nos dias 29 e 30 de março, no Teatro Cidade Cenográfica, sempre às 20h, com entrada franca. O evento é realizado pelo Grupo Escalet, Secretaria de Cultura do Estado do Piauí/Secult e Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Floriano, Ferro Leste, Eldorado Bebidas, Via Bebidas, Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Lei Paulo Gustavo e Governo Federal.

Mais informações:
Telefone/WhatsApp: (89) 99978-6996
Site: http://www.paixaodecristopi.com.br
Instagram: @paixaodecristopiaui
Facebook: Paixão de Cristo de Floriano PI
Twiter: @paixaopiaui
TikTok: @paixãodecristopiaui

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Em Teresina, pesquisadora da Fiocruz destaca avanços para baratear tratamento de imunoterapia a pacientes com câncer

Pesquisadora também destaca os desafios do Nordeste no enfrentamento a cânceres evitáveis As pesquisas e os avanços mais recentes relacionados ao diagnóstico, manejo e tratamento...

Dia dos Povos Indígenas: Equatorial alerta que 5.568 famílias poderiam economizar na conta com a Tarifa Social

Dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e a Equatorial Maranhão alerta que 5.568 famílias indígenas estão deixando de receber...

Equatorial Maranhão alerta sobre cuidados com cabos partidos, estejam pendurados ou ao solo

Acidentes com quebras de postes e chuvas intensas com rajadas de vento podem causar o rompimento de cabos de energia A Equatorial Maranhão tem como...