spot_img
spot_img

Delícias em camadas

spot_img
Compartilhe:

Descubra como montar a tábua de frios perfeita com dicas de chef
Reportagem/Juliana Castelo
Uma opção deliciosa e versátil que já é um clássico em reuniões sociais e como aperitivo em festas. Estamos falando da tábua de frios. Engana-se, porém, quem acha que basta misturar todas as variedades disponíveis no supermercado. Montar a tábua de frios ideal é uma arte que combina criatividade e sabor, mesclando diferentes sabores, texturas e até cores. Assim,ela não apenas agrada ao paladar, mas também encanta os olhos.
Variedade e equilíbrio são duas dicas que fazem a diferença na hora da montagem, de acordo com o chef do Spazio Mateus, Thiago Ferrari. “Os diferentes tipos de queijos e embutidos são clássicos, mas não podem faltar pães, torradas, acompanhamentos como frutas e castanhas e algum toque especial, como mel, geleias ou patês. Esses elementos garantem sabores diferentes e deixam a experiência mais completa”, explica.
Na escolha dos queijos e dos embutidos, o ideal é combinar texturas e intensidades. “Um queijo macio e suave, como brie ou minas padrão, traz cremosidade. Um queijo semiduro, como gouda ou gruyère, equilibra o conjunto. Já um queijo mais curado ou intenso, como parmesão ou gorgonzola, acrescenta personalidade. Para os embutidos, vale misturar opções mais suaves, como presunto cozido, com curados, como salame ou copa, e incluir um item de sabor mais marcante, como presunto cru ou salame picante”, afirma Thiago.
E como uma tábua de frios perfeita também deve ser feita para “comer com os olhos”, a apresentação visual não pode ficar de fora. Usar uma tábua de madeira, ardósia ou mármore, por exemplo, ajuda a valorizar os alimentos. E, se você tem dúvidas de onde colocar qual ingrediente para deixar a tábua bem atraente e bonita, o chef dá mais dicas importantes. “Os queijos podem ser cortados em formatos variados e os embutidos dobrados ou enrolados para criar volume. Distribuir bem as cores, preencher os espaços com frutas ou castanhas e finalizar com ervas frescas deixa a tábua mais bonita e convidativa”, destaca.
Para fechar com chave de ouro e sabor, outros itens especiais também ganham um lugar especial na tábua de frios. “Pães como baguete, pão italiano, ciabatta, além de torradas e crackers, são ótimas opções. As frutas equilibram os sabores. Você pode usar uvas, morangos, figos, peras, maçãs e frutas secas como damasco. Para finalizar, acompanhamentos como mel, geleias, azeitonas, castanhas e patês ajudam a harmonizar e elevam a experiência”, finaliza o chef.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

População aprova e Domingo na Avenida segue movimentando Timon

O prolongamento da Avenida Piauí ficou novamente cheio de vida neste domingo (25) com mais uma edição do Domingo na Avenida, ação da Prefeitura...

Prefeitura de Timon promove ação de cuidado em saúde mental para mães atípicas

Na manhã de ontem, sexta-feira (23), a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação voltada ao cuidado com...

Emprego: mercado de trabalho no Maranhão ganha reforço com novas vagas

Expansão da conectividade no interior do MA gera vagas de emprego para as cidades de Bacabal, Porto Franco e Pinheiro Reportagem/Márcia Rocha O avanço da infraestrutura...