spot_img
spot_img

A pedido do governador eleito, Regina Sousa extingue órgãos e cria novas secretarias

spot_img
Compartilhe:

Governadora do Piauí sanciona lei que extingue Emater, Fundespi e Fepiserh e cria novas secretarias; veja mudanças

Proposta pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT), a Lei nº 7.884 determina a criação das secretarias das Mulheres; dos Esportes; da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária; e de Irrigação e Infraestrutura Hídrica.

A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), sancionou a Lei nº 7.884, que estabelece mudanças na organização administrativa do estado a partir do dia 1º de janeiro de 2023. O documento foi publicado na edição dessa quinta-feira (8) do Diário Oficial do Estado.

Proposta pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT), a lei determina a criação da Secretaria das Mulheres, da Secretaria dos Esportes, Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e da Secretaria de Irrigação e Infraestrutura Hídrica.

Devido às criações, conforme o documento, deixam de existir o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater) e a Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi).

Fica extinta ainda a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), cujas atribuições passam a ser da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Já o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Piauí (CEDDM-PI) passa a integrar a Secretaria das Mulheres.

“As obrigações legais e contratuais, bem como o acervo patrimonial da Emater e da Fundespi serão transferidos, respectivamente, para a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e para a Secretaria dos Esportes”, diz trecho da publicação.

Dinheiro da JCE e FUNDIPPI vão para a Sefaz

O documento determina ainda que a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e os recursos orçamentários e financeiros do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Estado do Piauí (Fundippi) sejam vinculados à Secretaria da Fazenda.

A lei autoriza também que o próximo governo estadual decida entre a alienação das ações, a fusão, a incorporação ou a extinção da Companhia de Gás do Piauí (Gaspisa) e da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto-PI). Enquanto a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos passa a ser denominada Companhia Ferroviária do Piauí.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Hapvida mobiliza colaboradores, clientes e parceiros em todo o país e transforma solidariedade em mais de 11 mil sorrisos neste Natal

Campanha nacional arrecada brinquedos, reforça o compromisso social da companhia e leva afeto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade  Repprtagem/Juliana Castelo Cuidar de pessoas vai além...

Síndrome de fim de ano: entenda a “dezembrite” e como lidar com a sobrecarga emocional

Psicóloga  explica por que o final do ano pesa tanto e alerta para sinais de esgotamento da saúde mental Reportagem/Jherry Dell'Marh O fim do ano é...

Festas de fim de ano ainda excluem pessoas com deficiência em espaços públicos  

Especialista alerta para falta de acessibilidade em eventos de Natal e Réveillon nas cidades brasileiras Com a chegada do fim do ano, praças, parques e...