spot_img
spot_img

Ano novo, escova de dentes nova!

spot_img
Compartilhe:

Se não for trocado com frequência, utensílio pode armazenar bactérias, alerta especialista

Por Juliana Castelo

Um ano novo começou. Que tal aproveitar este início de um novo ciclo para trocar a escova de dentes? Apesar de ser uma companheira diária e essencial na hora da higiene, esse utensílio pode armazenar microrganismos que oferecem riscos à saúde. Por isso, deve ser trocado com frequência.

A biomédica e professora da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac), Milca Abda de Morais, alerta que as cerdas das escovas de dentes podem ser ambientes propícios para a proliferação de agentes infecciosos, como bactérias e fungos. Isso porque elas ficam úmidas e são, geralmente, guardadas em locais escuros e sem ventilação. “Assim, microrganismos causadores de gripe, resfriado e de doenças bucais, como cárie e gengivite, podem ficar alojados nas cerdas da escova”, explica.

A especialista orienta que a escova de dentes deve ser substituída, no mínimo, a cada 90 dias “Essa troca pode ser feita antes, caso as cerdas já estejam deformadas”, recomenda.

Mesmo antes da troca, porém, alguns hábitos simples podem manter a sua escova de dentes livre de contaminação por mais tempo. Milca orienta que, logo após a escovação, é indicado agitar as cerdas da escova de dentes, secá-la bem e guardá-la na vertical e em local arejado.

A especialista alerta, ainda, que se deve evitar o contato entre as escovas, para evitar que os microrganismos se proliferem através dessa proximidade. “Se puder, tenha um porta-escovas com fendas arejadas, o qual também deve ser higienizado rotineiramente, e não use capas protetoras que dificultem a secagem. Afinal, quanto mais tempo a escova ficar úmida, mais propício é o ambiente para o crescimento das bactérias”, afirma.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Equatorial Maranhão alerta sobre cuidados com cabos partidos, estejam pendurados ou ao solo

Acidentes com quebras de postes e chuvas intensas com rajadas de vento podem causar o rompimento de cabos de energia A Equatorial Maranhão tem como...

Muito além da estética, circunferência abdominal pode ser um sinal de alerta à saúde

Excesso de gordura abdominal traz riscos de doenças crônicas, que aumentam em casos de mulheres com cintura acima de 88cm, segundo a OMS Por Juliana...

Do grão à xícara: Cafeteria é novidade em loja do Renascença

Por Juliana Castelo Hora do cafezinho! A bebida mais popular no dia a dia do brasileiro tem até mês para comemorar. O calendário tem...