spot_img
spot_img

Após viagem de férias, especialista orienta cuidado nas contas para que orçamento familiar não seja comprometido

spot_img
Compartilhe:
Planejamento financeiro cuidadoso antes, durante e após uma viagem é importante para evitar apertos.
Por Juliana Castelo
Muitas famílias aproveitam o mês de julho para viajar e desfrutar de momentos de lazer juntos. No entanto, após o retorno, é fundamental fazer um ajuste cuidadoso nas contas para garantir que as finanças estejam em ordem e que os gastos extras não comprometam o orçamento familiar a longo prazo.
O contador Thiago Freitas diz que ao voltar de viagem, a primeira etapa é revisar todos os gastos realizados durante o período de férias. Ele orienta a categorizar as despesas, como alimentação, transporte, hospedagem e lazer, para ter uma visão clara de onde o dinheiro foi investido. “É importânte verificar os extratos bancários e as faturas de cartão de crédito, ajudando a identificar despesas esquecidas e evitar surpresas desagradáveis. Assim, é possível garantir que todas as despesas foram contabilizadas e planejar o pagamento das mesmas de forma organizada”, diz.
Caso tenha utilizado o cartão de crédito ou outros meios de financiamento durante a viagem, Thiago, que também é professor da Estácio, destaca que é importante priorizar o pagamento dessas dívidas para evitar juros e multas. “Quitar as dívidas de forma imediata evita que os gastos da viagem se transformem em um problema financeiro a longo prazo. Após uma viagem, é comum que o orçamento mensal precise de ajustes. Portanto, é necessário reavaliar o orçamento familiar e cortar despesas não essenciais para equilibrar as contas até que todas as despesas da viagem sejam pagas”, completa.
Para Thiago, o planejamento financeiro cuidadoso antes, durante e após uma viagem é importante para evitar apertos. “Viajar com a família é uma oportunidade maravilhosa para criar memórias inesquecíveis, mas é necessário não perder de vista a saúde financeira. Ajustar as contas de forma cuidadosa após a viagem garante que os momentos de lazer não se transformem em dores de cabeça financeiras”, destaca.
Viagens futuras
Para viagens futuras, o contador aconselha a criação de um fundo de emergência destinado exclusivamente para esse fim. Dessa forma, economizar um pouco a cada mês pode facilitar a realização de viagens sem comprometer o orçamento familiar, tornando a experiência mais tranquila e prazerosa.
“O planejamento financeiro para próximas viagens deve começar com antecedência. Deve-se definir um orçamento, pesquisar promoções e pacotes de viagem e reservar com antecedência são medidas que podem reduzir significativamente os custos”, orienta.
Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Timon amplia efetivo da Guarda Civil Municipal com nomeação de novas agentes

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SEMSPC), realizou nesta segunda-feira (08) a solenidade de nomeação de...

Câmara de Timon aprova por unanimidade projeto que regulamenta apreensão de animais soltos em vias públicas

A Câmara Municipal de Timon aprovou por unanimidade, durante a sessão plenária desta segunda-feira, 08, o Projeto de Lei que regulamenta a apreensão de...

HIV: Maranhão soma mais de 9 mil novos casos em três anos 

Só em 2024, foram 2.568 novos casos de HIV e 629 casos de aids, com 201 gestantes diagnosticadas e 358 óbitos  Reportagem/Jherry Dell'Marh  “E se eu...