De analfabeto digital até “um dia desses” a ativista nas redes sociais, o ex-diretor do Hospital Regional Alarico Pacheco, Dolival Andrade começa a dar seus primeiros passos e usar a rede mundial demonstrando sua capacidade de se reinventar diante das dificuldades em seu entorno, mais que isso, dá mostras de que continua atento a todos movimentos políticos e as necessidade de se atualizar o que de melhor sabe fazer: “articulação”.
Dolival Andrade fez do “limão a limonada”. Aproveitou as medidas que exigem distanciamento e isolamento social por conta do vírus e se dedicou aos estudos na internet e era isso que se esperava de um articulador nato, com vasta experiência e dedicação ao seu grupo politico.
Impedido de circular por conta da pandemia e vulnerável por conta de problemas de saúde, Dolival se enfronhou no sistema para aprender, primeiro, a manusear um celular, e depois se infiltrar no sistema que hoje pouca gente saber viver sem.
O ex-diretor está no instagran, no whats app, no facebook e de uns dias para cá vem demonstrando o domínio das ferramentas e se utilizando delas para fazer valer suas posições firmes dentro da politica local e estadual, com base em Timon.
Só para falar das últimas facetas na articulação politica dentro de Timon e do Maranhão, em 2016 ele foi exonerado pelo prefeito de então Luciano Leitoa do cargo de Secretário de Infraestrutura por conta de inflamados pedidos pelo seu cargo por conta da decisão de iniciar na politica seu filho Felipe Andrade, que na naquela ano foi eleito o segundo vereador mais bem votado de Timon.
Ainda em 2016 e dentro de seu poder de articulação politica, Dolival foi capaz de persuadir o deputado federal Weverton Rocha a volta a confiar no grupo após desentendimentos políticos com seus principais líderes. Weverton Rocha não só voltou à ceia dos Leitoas como também enviou recursos para a construção de um sonho que muitos timonenses acalentavam, mas que só foi possível devido essa força de articulação do Dolival Andrade. Para quem não sabe ainda, foi Dolival que conseguiu a emenda parlamentar para a pavimentação de 22 kilômentros da estrada que margeia o rio Parnaíba norte.
Em 2017, Dolival assumiu a direção geral do Hospital Alarico Pacheco, onde permaneceu à frente daquela casa de saúde até este e sempre foi bastante elogiado por, todos, inclusive por quem pediu a sua demissão.
Em 2020, Dolival, novamente, colocou seu filho entre as primeiras posições no pleito eleitoral de vereador da cidade. Mas apesar disso foi demitido do cargo de diretor do Hospital Alarico Pacheco por conta de uma nova conjuntura politica dentro do grupo Leitoa.
Mesmo sem ser eleito a qualquer cargo e nem considerado como um grande técnico com formação em ciência politica, Dolival tem se dedicado ao novo projeto politico do grupo Leitoa e do PDT de estar nas primeiras fileiras para concorrer ao cargo de governador do Maranhão. Ao lado do senador Weverton, Dolival sabe que ainda existe um longo caminho a percorrer, mas que nada é impossível quando se pode fazer as articulações políticas corretas, por isso, o articulador entende que toda força será necessária para evidenciar esse projeto em 2022 e de uma coisa o Dolival deu o tom de que estará dentro dele, física e virtualmente, será presença garantida em todas as discussões politicas do atual cenário que mira em 2022.