spot_img
spot_img

Associação denuncia infecção de militares por novo Coronavírus

spot_img
Compartilhe:

A Associação dos Bombeiros e Policiais Militares do Estado do Piauí( ABMEPI) afirma que militares que atuam na repartição de combate a incêndio no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina estão infectados com o novo Coronavírus. Os militares são considerados trabalhadores da linha de frente devido a segurança ser um serviço essencial.

“Militares que atuam na repartição de combate a incêndio no aeroporto de Teresina denunciou à associação de que há casos confirmados de bombeiros com novo Coronavírus. Estamos oficializando a superintendência do aeroporto de Teresina e o Comando do Corpo de Bombeiros para que tomem medidas em relação a isso , afirma tenente Flaubert Rocha, presidente da ABMEPI.

O Superintendente do Aeroporto Senador Petrônio Portella, Raphael Gaeski, disse que o local segue todos os protocolos e medidas de prevenção impostos pela Anvisa e Organização Mundial de Saúde desde o início da pandemia do Covid-19.

“Estamos seguindo todas as orientações dadas pelos órgãos responsáveis. E até o momento não tivemos nenhum problema com infecção do novo Coronavírus. Já em relação a testagem nos militares que atuam na repartição de combate a incêndio no aeroporto é de responsabilidade do Comando do Corpo de Bombeiros. Em relação a higienização do local, isso é feito regulamente”, afirma Raphael Gaeski.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, já enviou ofício solicitando medidas preventivas contra o novo coronavírus (Covid-19) no aeroporto de Teresina.

“Os aeroportos continuam sendo um espaço propício para o ingresso de pessoas infectadas pelo vírus no Estado e, diante disso, precisam de uma atenção especial. Para resguardar, tanto à saúde dos passageiros quanto daqueles que lá trabalham, é preciso tomar uma série de cuidados. Nesse sentido, a OAB Piauí reforça o seu papel com a sociedade e continuará atenta às ações de combate a proliferação do coronavírus”, afirma o presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.A Seccional solicitou ainda informações sobre o tráfego aéreo, o número de voos diários e a quantidade média diária de passageiros, a fim de conscientizar os viajantes sobre os cuidados preventivos contra o Covid-19 e evitar a propagação da doença no Piauí.

O Comando do Corpo de Bombeiros do Piauí, através da assessoria de imprensa afirma que há apenas um caso de militar infectado por Covid-19, em todo o Piauí e que este está afastado de suas atividades laborais, sendo mantido em quarentena para recuperação.

Ainda de acordo com a assessoria do Comando, os bombeiros militares estão realizando testagem em massa para COVID-19.

Os testes foram entregues aos Comandos com a quantidade constante na relação de efetivo por unidade militar. É uma medida preventiva já que a categoria exerce atividade considerada essencial. Os agentes estão nas ruas, em turnos ininterruptos de revezamento, em contato com bens de uso compartilhado, em contato direto com cidadãos, e na sequência, retornam para suas casas, onde têm contato com seus familiares, e posteriormente, retornam para a sua escala.

O Ministério Público do Piauí(MP-PI) havia sugerido a testagem obrigatória dos servidores dos órgãos de segurança pública e seus familiares (com contato domiciliar), isolando os servidores com resultado positivo, tudo em consonância com as orientações e recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), de modo que adentrem a segunda posição na ordem de preferência para testagem, após os profissionais da saúde.

Os testes em massa é uma questão apoiada pela Associação dos Bombeiros e Policiais Militares do Estado do Piauí(ABMEPI), que antes mesmo da convocação do Comando da Polícia Militar, já havia enviado ofícios aos comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros requerendo medidas preventivas contra o Coronavírus em relação aos militares e ainda solicitando informações diária ou semanal dos militares que foram infectados pelo vírus COVID 19.

Por: Adriana Oliveira

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Crise hídrica no Cerrado: Volume de chuva diminui 38% na bacia do Parnaíba em comparação com a década de 70 

  Entre seis bacias analisadas, a do Parnaíba ocupa o primeiro lugar no ranking de redução da pluviosidade. Levantamento inédito foi realizado no projeto especial...

Peppa Pig transforma São Luís em um mundo encantado nas férias escolares

Atração “Parque da Peppa – A Festa!” ocupa mais de 260 m² e promete diversão mágica para crianças e suas famílias Um universo cor-de-rosa e...

Prefeitura de Timon reabre escola no Povoado Mundo Novo com foco na inclusão e no futuro

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reativou nesta quarta-feira (2) a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa...