Aconteceu na manhã de ontem (10) reunião entre as secretarias municipais de saúde de Timon e Teresina para discutir sobre o atendimento aos pacientes do Maranhão, em especial, aqueles oriundos da região de Timon.
O encontro, conduzido pelos secretários de Timon e Teresina – Márcio Sá e Aderivaldo Andrade – acompanhados por suas equipes, contou com a presença da subsecretária de saúde do Maranhão, Rosângela Curado que propôs a organização e implantação da regulação em cardiologia, neurologia e ortopedia.
Após diversas explanações, ficou decidido que todo paciente, em caso de urgência, que vier da região de Timon, que abrange além do município, as cidades de São Francisco, Matões, Parnarama, passarão pela UPA, onde será feita a regulação (controle do paciente) e, em seguida, o mesmo já será encaminhado para Teresina. Já os pacientes ambulatoriais e de cirurgias eletivas serão encaminhados para a Central de Regulação de São Luís e lá eles darão o direcionamento do paciente: se deve ir para Teresina ou para um município vizinho à capital do Maranhão.
De acordo com o secretário de Timon, Marcio Sá, por meio da Regulação os dois Estados terão total controle dos pacientes. “A importância da Regulação será o controle de entrada e do fluxo do paciente, pois assim será possível saber toda a trajetória do atendimento e numa possível cobrança financeira do Piauí para o Maranhão, a administração terá um controle de quantas pessoas foram atendidas, quais os procedimento e valores”, informou o gestor.
Ao fim da reunião, ficou definido que, para a realização da Regulação, haverá um treinamento dos técnicos referente ao controle dos pacientes do Maranhão para o Piauí. A capacitação será nos dias 24 e 25 deste mês em Teresina.
Edição: Veja Timon
Via: CGCOM