spot_img
spot_img

Atrizes comentam relevância de personagens femininos na trajetória de Jesus ao retratarem Paixão de Cristo

spot_img
Compartilhe:

Fotos: Atriz Beatriz Martins da Rocha/Atriz Iraci Costa

Na semana do Dia Internacional da Mulher, atrizes que darão vida a personagens emblemáticas na encenação da Paixão de Cristo de Floriano 2024 destacam o quanto é desafiador rememorar a trajetória dessas mulheres em uma época bastante conservadora.

A atriz Iraci Costa, por exemplo, dará vida à Verônica, uma mulher piedosa de Jerusalém que, comovida com o sofrimento de Jesus ao carregar a cruz até o Gólgota, deu-lhe seu véu para que ele pudesse limpar seu rosto. “É muito complexo interpretar esse personagem, pois era uma época em que a mulher não podia ter muitas ações. Era preciso ter muita coragem, muita fé e confiança para enfrentar toda uma multidão para chegar até Jesus e ele, por sua vez, era, e ainda é, muito justo, piedoso e bondoso. Então, Verônica teve a permissão de chegar até ele e pode ajudar dando um pouco de consolação”, descreve.

Já Beatriz Martins da Rocha viverá a mulher hemorrágica, que foi curada após tocar o manto de Jesus. Ela lembra que, segundo a Bíblia, essa mulher sofreu por 12 anos com um sangramento e teve que viver assustada por causa dos costumes da época, já que, a mulher quando sangrava não podia tocar em homem algum e se isso acontecesse ela seria apedrejada. “Ela passou por muito sofrimento, preconceito. Mas Jesus era amor, paciência e compreensão. Ele não julgava as mulheres, a exemplo de Madalena, que vivia uma vida tida como fora da lei, com riquezas, mas, mesmo assim, Jesus lhe diz que ela não era pecadora, que lhe faltava só o amor verdadeiro”, detalha.
Por sua vez, o diretor do espetáculo, Cesar Crispim, destaca que a Paixão de Cristo de Floriano tem um imenso respeito pelas personagens femininas que encontramos no Evangelho de Jesus e pela importância que elas tiveram na construção do Cristianismo para a humanidade. “Nós encontramos Maria, a mãe de Jesus, que vem com a sua candura, pureza, falando da importância da família, da importância de vivermos essa união fraterna entre todos. Encontramos Maria Madalena, um personagem magnífico, modelo de transformação, porque ela passa verdadeiramente a ser uma discípula de Cristo, seguindo ele em todos os seus passos. Então, nós fazemos a Paixão de Cristo de modo a valorizar a mulher, os personagens femininos, de modo que a humanidade veja que o Cristo encarnado na Terra esteve ao lado de grandes mulheres e estas mulheres fizeram dele um grande profeta”, finaliza.

Sobre o espetáculo

A Paixão de Cristo de Floriano 2024 acontecerá nos dias 29 e 30 de março, no Teatro Cidade Cenográfica, sempre às 20h, com entrada franca. Para a encenação deste ano, também estão escalados os atores convidados Ana Lúcia Torre (Maria), Thiago Rodrigues (Jesus), Sergio Marone (Pilatos), Totia Meireles (Herodias), Zezeh Barbosa (Madalena) e Jefferson Mendes (Herodes).
O evento é realizado pelo Grupo Escalet, Secretaria de Cultura do Estado do Piauí/Secult e Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Floriano, Ferro Leste, Eldorado Bebidas, Via Bebidas, Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Lei Paulo Gustavo e Governo Federal.

*Mais informações:*
Telefone/WhatsApp: (89) 99978-6996
Site: http://www.paixaodecristopi.com.br
Instagram: @paixaodecristopiaui
Facebook: Paixão de Cristo de Floriano PI
Twitter: @paixaopiaui
TikTok: @paixãodecristopiaui

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Timon recebe 100 computadores após articulação do deputado Leandro Bello com o Ministério das Comunicações

A cidade de Timon deu um importante passo rumo à inclusão digital. Nesta quinta-feira (17), foram entregues 100 computadores à Fundação João Emílio Falcão,...

Associação de Moradores convoca residentes da Vila Cícero Ferraz para atualização cadastral

A Associação de Moradores da Vila Cícero Ferraz convoca todos os moradores da comunidade a participarem do Cadastro Social que será realizado pela Prefeitura...

Brandão anuncia Festival Ilha do Reggae com grandes nomes locais, nacionais e internacionais

O governador Carlos Brandão anunciou a realização do Festival Ilha do Reggae, nos dias 22 e 23 de novembro, na Arena Jamaica Brasileira...